3/11/2010 12:00 am

LATINOS REPUBLICANOS FAZEM HISTÓRIA AO VENCER GOVERNOS ESTADUAIS NOS EUA

LATINOS REPUBLICANOS FAZEM HISTÓRIA AO VENCER GOVERNOS ESTADUAIS NOS EUA

 

France Presse

LOS ANGELES, 3 Nov 2010 (AFP) -Dois republicanos de origem latina, Susana Martínez e Brian Sandoval, venceram na terça-feira as eleições para os governos dos estados do Novo México e Nevada, no oeste dos Estados Unidos, um reflexo da importância do voto hispânico, mas desta vez a favor de uma ala conservadora tradicionalmente dura com esta minoria.

Os triunfos de Martínez e Sandoval se somam ao de outro latino republicano, Marco Rubio, uma americano de origem cubana de 39 anos que venceu a disputa pelo Senado na Flórida e tornou-se o hispânico estrela do Partido Republicano.

“Os candidatos latinos contribuíram para a significativa vitória a nível nacional do Partido Republicano, a nível estadual e federal, e muitos fizeram história no processo”, celebrou em um comunicado a Associação Nacional de Funcionários Eleitos Latinos (NALEO, na sigla em inglês).

A imprensa voltada para os latinos tenta agora decifrar a postura a respeito da imigração ilegal dos políticos da principal minoria dos Estados Unidos, que tem 44 milhões de pessoas.

A tendência da nova liderança republicana é de um discurso mão-de-ferro com Cuba, contra a imigração ilegal e com destaque para sua fé católica, mas em defesa de uma reforma migratória.

“O misterioso Brian Sandoval”, destaca um fórum do principal canal hispânico dos Estados Unidos, Univisión, sobre o próximo governador de Nevada, que não fala espanhol e evita falar abertamente sobre temas ligados à imigração.

Susana Martínez, uma promotora de 51 anos, tornou-se a primeira mulher governadora de origem latina dos Estados Unidos com a vitória no Novo México, onde substituirá o democrata Bill Richardson, de origem mexicana.

Conhecida como uma funcionária pública inflexível durante os 13 anos que ocupou o cargo de promotora do terceiro distrito judicial do condado de Doña Ana no Novo México, Martínez derrotou a democrata Diane Denish, atual vice-governadora de Richardson.

A republicana, nascida em julho de 1959 em El Paso, Texas (na fronteira com Ciudad Juárez, México), ganhou popularidade ao destacar a falta de confiança da população na atual administração de Richardson.

“Susana se guia pelos valores e princípios conservadores que lhe foram ensinados na infância. Ela acredita em menos governo, impostos menores e responsabilidade pessoal. Ela é contra o aborto e apoia energicamente a Segunda Emenda da Constituição”, afirma uma mensagem no site oficial de Martinez.

De acordo com sua biografia, os pais criaram na cidade de fronteira do Texas um próspero negócio de segurança privada, no qual ela mesma chegou a trabalhar para concluir a Faculdade de Direito na Universidade de Oklahoma.

Ela é casada com Chuck Franco, subcomissário do condado de Doña Ana, e tem um enteado que é oficial da Marinha americana.

Em Nevada, Sandoval, um juiz federal de 47 anos, derrotou Rory Reid, filho do líder da maioria democrata no Senado, Harry Reid.

“Conseguimos! Obrigado por seu apoio”, escreveu Sandoval em seu site oficial ao celebrar a vitória.

Apesar do candidato ter vencido com o lema de “primeiro latino no governo de de Nevada”, onde o voto hispânico representa 12% do total do estado, Sandoval nasceu na Califórnia e foi alvo de uma polêmica no início da campanha por supostamente ter afirmado em uma entrevista à Univisión que seus filhos não se consideram latinos.

Nos últimos dias, a campanha de Sandoval desmentiu a declaração.

Casado e pai de três filhos, Sandoval foi designado em 2005 pelo ex-presidente George W. Bush juiz federal do distrito de Nevada, cargo que também assumiu como o primeiro magistrado federal latino.

No oeste do país, a Califórnia foi praticamente o único estado que votou nos candidatos democratas para seus principais cargos, governador e senador.

No Arizona, a governadora Jan Brewer, que promulgou uma polêmica lei anti-imigração em julho, venceu com ampla maioria.

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/latinos-republicanos-fazem-historia-ao-vencer-governos-estaduais-nos-eua.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br