23/06/2010 12:00 am

LANÇAMENTO DE LIVRO MARCA SEGUNDO DIA DO 33º FESTIVAL GUARNICÊ

LANÇAMENTO DE LIVRO MARCA SEGUNDO DIA DO 33º FESTIVAL GUARNICÊ
Entrevista com a cineasta Amanda Mansur, autora de “Novo Ciclo de Cinema em Pernambuco: A Questão do Estilo”

O segundo dia do 33º Festival Guarnicê de Cinema já começa com três oficinas. Durante a manhã acontecem as oficinas de Interpretação para o Cinema (continuação), Desenho Sonoro e Edição de Som, e O Som em Cena, estas últimas começando hoje.

O lançamento do livro Novo Ciclo de Cinema em Pernambuco: A Questão do Estilo, da cineasta pernambucana Amanda Mansur, previsto para ontem, 22 de junho, acontece hoje, no Espaço Foyer do Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, às 17h

Graduada em Rádio e TV pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e Mestra em Comunicação pela mesma instituição, Amanda fala da motivação em tratar do cinema pernambucano em sua tese de mestrado, que resultou no livro. “Este livro é, também uma declaração de amor ao cinema de Pernambuco – um cinema ávido por ser cinema; de cineastas que inventaram um modo de produzir juntos para tornar o sonho de fazer cinema na periferia da produção possível”.

Amanda atua principalmente nas áreas de direção e continuidade em filmes de longa-metragem, curta-metragem e publicidade, além de ser doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFPE. Apesar de participar pela primeira vez do Festival Guarnicê, Amanda já participou de uma produção premiada no festival: o curta-metragem , O Presidente do Estados Unidos, dirigido por Camilo Cavalcante, no qual ela foi assistente de direção.

“É a primeira vez que participo e minha impressão é que o Guarnicê é um festival tradicional e importantíssimo em representar e divulgar o cinema feito no Brasil. Conheço alguns amigos cineastas que já participaram do Guarnicê, e falaram muito bem dele”, diz a cineasta.

Falando da expectativa para o Festival, ela se mostra bastante animada. “Minhas expectativas para o Festival são as melhores e com relação ao lançamento do livro estou bastante feliz e curiosa com a repercussão do cinema pernambucano junto ao público maranhense”, completa.

O 33º Festival Guarnicê de Cinema acontece entre os dias 22 e 26 de junho, no Centro de Convenções, com mostras competitivas e informativas acontecendo também no Cine Praia Grande do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, Cine Ímpar, e no Centro de Cultura Popular Domingos Vieira Filho.

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=8594

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br