8/06/2010 12:00 am

JUVENTUDE PROTESTA CONTRA ARROZ TRANSGÊNICO EM PORTO ALEGRE

JUVENTUDE PROTESTA CONTRA ARROZ TRANSGÊNICO EM PORTO ALEGRE
8 de junho de 2010

Cerca de 400 jovens ligados a movimentos sociais gaúchos protestam contra o atual modelo de desenvolvimento que favorece as multinacionais em detrimento de qualquer forma de vida, na manhã desta terça-feira, na Usina do Gasômetro, centro de Porto Alegre.

A manifestação reivindica a retirada do pedido de liberação do arroz transgênico na CTNBio (Comissão Técnica Nacional de Biossegurança); a paralisação da construção da barragem de Belo Monte; e a realização de uma reforma agrária popular, incentivando a produção agroecológica.

Às 10h, os jovens irão se juntar aos moradores do Morro Santa Teresa, que estarão mobilizados em frente à Assembleia Legislativa para protestar contra a venda do terreno da FASE (Fundação de Atendimento Sócio-Educativo, ex-Febem) pelo governo estadual.

O projeto de lei 388, em que o governo pede autorização aos deputados para a permuta ou alienação da área, deve ser votado nesta terça-feira (08/06 no plenário da Assembleia). Cerca de 20 mil pessoas que moram na área de 74 hectares da FASE serão afetadas com o projeto.

A juventude dos movimentos sociais é integrada por jovens do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), MPA (Movimento dos Pequenos Agricultores), MTD (Movimento dos Trabalhadores Desempregados), MAB (Movimento dos Atingidos por Barragens), PJR (Pastoral da Juventude Rural) e Levante Popular da Juventude. Os jovens estão organizados na Assembleia Popular da Juventude, articulação que congrega os jovens dos mais diferentes movimentos socias.

FONTE: http://www.mst.org.br/node/10046

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br