11/11/2010 12:00 am

JOVENS AGRICULTORES RECEBEM CAPACITAÇÃO EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

JOVENS AGRICULTORES RECEBEM CAPACITAÇÃO EM SÃO JOSÉ DE RIBAMAR

A Prefeitura de São José de Ribamar concluiu esta semana mais cinco cursos de capacitação da mão-de-obra rural ribamarense promovidos pelo Centro Municipal de Aprendizagem Rural.

Sessenta jovens residentes na zona rural do município participaram, gratuitamente, dos cursos de Doces, Compotas e Licores; Administração de Associação e Sindicatos Rurais; Avicultura; Horticultura Irrigada e Relações Humanas.

“As técnicas que aprendi durante o curso serão fundamentais para melhorar, cada vez mais, o meu trabalho como agricultura familiar rural”, disse o agricultor Antônio Lima, que participou do curso de Horticultura Irrigada.

Localizado no pólo agrícola de Bom Jardim, zona rural de Ribamar, o Centro Municipal de Aprendizagem Rural, idealizado e construído pelo prefeito Luis Fernando Silva (DEM) utilizando recursos próprios do município, oferece, gratuitamente, cursos de capacitação para jovens residentes na zona rural, garantindo o início da profissionalização dos alunos das escolas municipais e estaduais localizadas no território ribamarense.

Até o final do ano, cerca de 360 jovens, quase todos filhos de agricultores familiares, participarão de cursos profissionalizantes nas áreas de horticultura, avicultura, suinocultura, psicultura e apicultura.

A implantação do Centro Municipal de Aprendizagem Rural trata-se da primeira escola rural profissionalizante criada e mantida por um município no estado do Maranhão.

No mês setembro, o município de São José de Ribamar apresentou, conforme mostrou reportagem especial da revista Veja, a maior taxa média anual de crescimento econômico do Brasil entre as cidades cuja produção de alimentos (frango e pescado, no caso específico de Ribamar) impulsiona o Produto Interno Bruto (PIB), um indicador que significa a soma, em valor de mercado, dos bens e serviços produzidos em determinado período.

Segundo o levantamento feito pela Veja na reportagem “As 20 metrópoles brasileiras do futuro”, a cidade maranhense, impulsionada pela produção de alimentos, apresentou a taxa média anual de 8% de crescimento econômico, o dobro da média nacional que é de 4%.

Entre os principais programas e projetos de estímulo à produção da agricultura familiar e da pesca, implantados pela administração Luis Fernando, destacam-se: municipalização da assistência técnica agronômica e veterinária; capacitação de agricultores familiares e pescadores; facilitação do acesso ao crédito (os técnicos da SEMAGRI elaboram gratuitamente os projetos de financiamento para os agricultores familiares e pescadores); infra-estrutura viária, de energia e de irrigação; distribuição de sementes; apoio à comercialização e aquisição direta, pela Prefeitura, de produtos para a merenda escolar e assistência social; dentre outros.

São José de Ribamar é o único município maranhense, e o primeiro do país, a implantar, com recursos próprios, o programa Compra Local Municipal (foi criado pela administração Luis Fernando em 2007). Por meio dele, a Prefeitura compra a produção dos pequenos agricultores familiares e pescadores artesanais.

Vale ressaltar, ainda, que a experiência exitosa do Compra Local Municipal de São José de Ribamar já foi copiada por outros municípios brasileiros, como Teresópolis, no Rio de Janeiro. (Da Ascom / Prefeitura de São José de Ribamar)

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2010/11/10/jovens-agricultores-recebem-capacitacao-em-sao-jose-de-ribamar-137398.htm

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br