12/11/2010 12:00 am

JOÃO CASTELO INAUGURA NOVO CENTRO DE SAÚDE DO SÃO FRANCISCO

JOÃO CASTELO INAUGURA NOVO CENTRO DE SAÚDE DO SÃO FRANCISCO

O prefeito de São Luís, João Castelo, entregou, na manhã desta quinta-feira (11), o novo Centro de Saúde do São Francisco, que passa a funcionar na Rua das Paparaúbas, 193. A inauguração está inserida no cronograma de obras da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), que tem como objetivo melhorar a estrutura de 42 unidades e o atendimento ao usuário da rede municipal.

 

Durante a solenidade, João Castelo reiterou que a Saúde será sempre uma prioridade na administração municipal. Ele lembrou que, a partir de agora, os usuários que procurarem o Centro de Saúde do São Francisco terão um espaço amplo e mais qualidade de atendimento. “Em breve, será a vez do Hospital da Criança ser entregue à população de São Luís, todo reformado, e com consultórios, ambulatórios e leitos novos. Ele vai ganhar, inclusive, uma Unidade de Cuidados Intermediários para tratamento dos casos mais graves”, anunciou João Castelo. 

 

Acompanhado da primeira-dama Gardênia Gonçalves, o prefeito destacou os esforços da administração municipal no setor da Saúde. “Estamos trabalhando 24 horas por dia com carinho e responsabilidade a fim de melhorar a qualidade de vida da população de São Luís”, disse.

 

O titular da Semus, Gutemberg Araújo, disse que o momento é de acelerar obras e ações para melhorar a qualidade do atendimento. “Várias ações determinadas pelo prefeito João Castelo estão sendo realizadas em ritmo acelerado. Temos prontas mais cinco unidades de Saúde que serão entregues ainda este ano, incluindo o Hospital da Criança, uma antiga reivindicação da população. É nosso compromisso ofertar um bom atendimento aos usuários do SUS”, enfatizou.

 

Estiveram presentes à solenidade, também, os vereadores José Joaquim (PSDB), Chico Viana (PSDB), João Batista (PPS), Ivaldo Rodrigues (PDT), Barbosa Lages (PDT), Josué Pinheiro (PSDC) e Vieira Lima (PPS), além da diretora Centro de Saúde do São Francisco, Arabela Oliveira Borges, secretários municipais, staff da Semus, imprensa e convidados.

 

O Centro de SaúdeO C.S do São Francisco é uma Unidade de Atenção Básica, que faz parte da Estratégia Saúde da Família. Duas equipes de profissionais realizarão o atendimento ao público – cada uma delas formada por um médico, um enfermeiro, dois técnicos de enfermagem e 14 agentes de saúde.

 

Na unidade, o usuário poderá usufruir de profissionais da área médica para o cuidado direto da hipertensão e diabetes, hanseníase e tuberculose, instruções sobre planejamento familiar, aconselhamento de gestantes, adultos e idosos, além de toda a parte de odontologia. A marcação de consultas pode ser feita todos os dias, a partir das 8h, no próprio local.

 

O C.S do São Francisco atende à comunidade das áreas do São Francisco, Residencial Ana Jansen, Ilhinha e adjacências. São 2.200 famílias cadastradas que recebem acompanhamento dos agentes de saúde. No total, a unidade atende cerca de 8.000 pessoas.

 

Após a mudança para o novo endereço, o C.S do São Francisco ganhou uma nova estrutura física com um consultório médico, dois consultórios de enfermagem, farmácia, sala de imunização, sala de curativo, consultório odontológico, copa e quatro banheiros. A unidade recebeu rampas para acesso de deficientes físicos, dentro dos critérios de acessibilidade.

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2673

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br