10/08/2010 12:00 am

IV FÓRUM SOCIAL DAS AMÉRICAS COMEÇA AMANHÃ NO PARAGUAI

IV FÓRUM SOCIAL DAS AMÉRICAS COMEÇA AMANHÃ NO PARAGUAI

Karol Assunção *

Entre os dias 11 e 15 de agosto, a capital do Paraguai se transformará no centro das Américas. Durante esses dias, cerca de 10 mil pessoas de vários países do continente estarão em Assunção para discutir e debater ações para um “Outro Mundo” no marco do IV Fórum Social das Américas (FSA).

Segundo os organizadores do encontro, já está tudo preparado para as atividades, as quais acontecerão no Instituto Superior de Educação (ISE), na Escola de Educação Física (EEF) e na Direção de Educação Permanente (Prodepa), localizados na Av. Eusebio Ayala, km 4,5.

O FSA, que tem como lema “Outra América é Possível”, faz parte do Fórum Social Mundial e tem o objetivo de atualizar e aprofundar as visões e as agendas comuns de lutas no continente. Nesta edição, o encontro foi declarado pelas autoridades paraguaias como evento de interesse Municipal (Resolução 1362), Cultural (Resolução 306/2010) e Turístico (435/10).

As atividades se centrarão a partir dos seis eixos temáticos que se referem a questões como: desafios para os processos de mudança do hemisfério, alternativas de resistências dos povos, transformação das condições de vida frente ao capitalismo, disputas hegemônicas, desafio da plurinacionalidade, e memória e justiça histórica. Discussões sobre igualdade de gênero e diversidade também serão contempladas através de eixos transversais.

Um dos destaques será o Encontro Hemisférico de Fé e Política, que acontecerá no marco do IV FSA. Durante os cinco dias, os participantes (membros ou não de comunidades eclesiais, igrejas, organizações e movimentos cristãos, ecumênicos e sociais) serão convidados a articular, de acordo com a tradição cristã de libertação, uma rede de mobilização frente aos problemas enfrentados pelos povos.

“Os valores emancipadores que encontramos nas tradições bíblicas, o testemunho das comunidades mais coerentes com a mensagem do Evangelho, servem de fundamento e apoio à espiritualidade das resistências e às lutas contra a militarização, a dívida histórica, social e ecológica, a acumulação de riquezas, a exclusão, o patriarcado, a xenofobia, o racismo, a homofobia e outras expressões de injustiça”, destaca a organização do Fórum.

Outra atividade que também ocorrerá durante o evento será a mostra de audiovisual “Memória e Rebeldia”, marcada para os dias 12, 13 e 14 de agosto. A ideia é ser um momento de partilha de experiências e produções audiovisuais sobre os movimentos sociais das Américas. 

A abertura será na tarde do dia 12 com uma “oficina inaugural da Mostra”. Na ocasião, os participantes discutirão os princípios da comunicação popular a partir das realizações audiovisuais e debaterão sobre outras formas de colaboração e articulação conjunta.

Assim como nos Fóruns Sociais Mundiais, os participantes dessa edição do Fórum Social das Américas poderão se alojar no Acampamento Intercontinental da Juventude. Os interessados devem enviar uma mensagem com o assunto “Acampamento da Juventude” para o e-mail:

  forosocialamericaspy@gmail.com

Para mais informações, acesse: http://www.fsapy2010.org/ ou http://www.forosocialamericas.org/

* Jornalista da Adital

FONTE: http://www.cptnacional.org.br/index.php/noticias/13-geral/352-iv-forum-social-das-americas-comeca-amanha-no-paraguai

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br