13/09/2010 12:00 am

IV ENCONTRO DE EDUCADORES PROMOVIDO PELO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Educação promoverá o IV Encontro de Educadores do Maranhão, entre os dias 9 e 12 de novembro. Será dada a continuidade aos propósitos dos Encontros anteriores, realizados em 2004, 2006 e 2008. O Encontro de Educadores já se consolida no calendário científico das instituições de educação do Maranhão, como um evento de grande relevância não só para o Estado, como também para os demais Estados das Regiões Norte e Nordeste.

O referido evento contribuirá para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação, uma vez que tem se constituído em um espaço de socialização de pesquisas e experiências educativas, assim como na oportunidade de publicações e difusão resultantes desses processos. Convém destacar que este evento, enquanto espaço de participação de educadores, estudantes dos diferentes estados/instituições, sobretudo das regiões Norte e Nordeste, vem fomentando debates acerca de temáticas regionais e nacional, voltadas às soluções de questões sociais e educacionais.

O tema do Encontro será “Estado e Sociedade: a educação pública brasileira em questão”, e tem como primordial intenção estimular reflexões e debates acerca da Educação Básica e Superior, cuja centralidade – que vem tomando cada vez mais espaço nos debates nacionais e internacionais – merece a atenção dos profissionais da educação e da sociedade em geral.

Integram ainda o IV Encontro o II Colóquio Internacional de Educação, cuja temática é: Educação para Todos: um balanço após 20 anos da Conferência de Jomtien e ainda I Seminário Sobre Educação Infantil com a temática: Educação Infantil: significado e objetivos da educação da criança de zero a cinco anos na sociedade brasileira contemporânea.

Na programação do Encontro estão previstas Conferências, Mesas- Redondas, Sessões de Conversas, Comunicações Coordenadas, Minicursos e oficinas. Estudantes e profissionais da educação poderão inscrever-se para participar sem ou com apresentação de trabalhos nas modalidades comunicações orais e pôsteres sobre pesquisas desenvolvidas ou em andamento, bem como sobre experiências científicas e artísticas.

O período de inscrição vai de 6 de setembro a 8 de outubro. Todas as informações sobre inscrição para participação no evento e programação detalhada estão disponíveis na página o PPGE/UFMA – www.educacao.ufma.br.

Revisão de texto: Késia Andrade

Lugar: Campus do Bacanga/SLZ