1/10/2010 12:00 am

IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS

IV ENCONTRO DE EDUCADORES DO MARANHÃO: PESQUISAS E EXPERIÊNCIAS

Evento contribuirá para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação

O Programa de Pós-Graduação em Educação, dando continuidade aos propósitos dos Encontros anteriores, realizados em 2004, 2006 e 2008, promove o IV Encontro de Educadores do Maranhão, o qual já se consolida no calendário científico das instituições de educação do Maranhão como um evento de grande relevância não só para o Estado, como também para os demais estados das Regiões Norte e Nordeste. 

O referido evento contribuirá para o fortalecimento do Programa de Pós-Graduação em Educação, uma vez que tem se constituído em um espaço de socialização de pesquisas e experiências educativas, assim como na oportunidade de publicações e difusão resultantes desses processos. Convém destacar que este evento, enquanto espaço de participação de educadores, estudantes dos diferentes estados/instituições, sobretudo das regiões Norte e Nordeste, vem fomentando debates acerca de temáticas regionais e nacional voltadas às soluções de questões sociais e educacionais. 

A temática escolhida para esta edição do evento é: ESTADO E SOCIEDADE: a educação pública brasileira em questão, tendo a intenção de estimular reflexões e debates acerca da Educação Básica e Superior, cuja centralidade – que vem tomando cada vez mais espaço nos debates nacionais e internacionais- merece a atenção dos profissionais da educação e da sociedade em geral. 

Integram ainda o IV Encontro e o II COLÓQUIO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO, cuja temática é: Educação para Todos: um balanço após 20 anos da Conferência de Jomtien e ainda I SEMINÁRIO SOBRE EDUCAÇÃO INFANTIL, com a temática: Educação Infantil: significado e objetivos da educação da criança de zero a cinco anos na sociedade brasileira contemporânea. 

Objetivos do Encontro 

•Propiciar reflexões sobre a educação brasileira, buscando apreender os impactos das políticas educacionais sobre os diversos níveis e modalidades da educação básica e superior, após vinte anos de realização da Conferência Mundial de Educação para Todos. 

•Divulgar e socializar pesquisas científicas, experiências e práticas educativas, envolvendo a educação básica e o ensino superior; 

•Contribuir para que os profissionais da educação, pesquisadores, estudantes e instituições escolares e não escolares possam desenvolver reflexões que favoreçam a luta em defesa da escola pública; 

•Possibilitar o intercâmbio entre pesquisadores, professores, estudantes e demais profissionais da educação das diversas Instituições educacionais maranhenses e demais instituições dos estados das Regiões Norte e Nordeste, com a finalidade de potencializar reflexões sobre a Educação no Brasil e a luta em defesa da escola pública, contribuindo para reafirmar a educação como direito social fundamental. 

Na programação do Encontro estão previstas: Conferências, Mesas-Redondas, Sessões de Conversas, Comunicações Coordenadas, Minicursos e oficinas. Estudantes e profissionais da educação poderão inscrever-se para participar sem ou com apresentação de trabalhos nas modalidades comunicações orais e pôsteres sobre pesquisas desenvolvidas ou em andamento, bem como sobre experiências cientificas e artísticas. 

Todas as informações sobre inscrição para participação no evento e programação detalhada estão disponíveis na página do PPGE/UFMA – 

http://www.educacao.ufma.br 

Confira a programação completa do evento na ferramenta Download acima. 

Revisão de texto: Késia andrade

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9304

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br