23/11/2010 12:00 am

ISRAEL APROVA REFERENDO SOBRE TROCA DE 'TERRA POR PAZ'

ISRAEL APROVA REFERENDO SOBRE TROCA DE ‘TERRA POR PAZ’

Reuters

Por Allyn Fisher-Ilan

JERUSALÉM (Reuters) – O Parlamento israelense aprovou na segunda-feira um projeto que convoca um referendo sobre eventuais acordos que envolvam concessões territoriais a vizinhos árabes em troca da paz.

A medida foi aprovada após sete horas de debate, com 65 votos a favor e 33 contra. Críticos dizem que o referendo pode complicar ainda mais o processo de paz mediado pelos EUA, que está parado há semanas por causa da questão dos assentamentos judaicos em territórios ocupados.

Mas alguns analistas veem a medida como um marco legislativo para que o governo de Benjamin Netanyahu aprove um eventual acordo.

O negociador palestino, Saeb Erekat, disse que a medida ‘zomba do direito internacional’ e pediu à comunidade internacional que reaja reconhecendo a soberania de um Estado palestino sobre todas as terras da Cisjordânia ocupadas por Israel em 1967.

A lei prevê um referendo sobre eventuais acordos que levem à devolução de territórios anexados por Israel, como Jerusalém Oriental ou as colinas do Golã. Uma aprovação do acordo por dois terços do Parlamento israelense tornaria o referendo dispensável.

Aliados de Netanyahu dizem querer que o referendo seja aplicado também com relação a acordos que envolvam a Cisjordânia – que é uma região ocupada, mas não anexada.

(Reportagem adicional de Mohammed Assadi em Ramallah)

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/israel-aprova-referendo-sobre-troca-de-terra-por-paz-1.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br