8/11/2010 12:00 am

IRAQUE: DIRIGENTES SE REÚNEM PARA DEFINIR ACORDO DE PARTILHA DE PODER

IRAQUE: DIRIGENTES SE REÚNEM PARA DEFINIR ACORDO DE PARTILHA DE PODER

France Presse

ERBIL, Iraque, 8 Nov 2010 (AFP) -Os dirigentes políticos iraquianos reuniram-se nesta segunda-feira em Erbil, capital da região autônoma do Curdistão, para três dias de negociações para tentar alcançar um acordo para determinar a partilha do poder e o peso dos sunitas, o que encerraria oito meses de paralisia política no país.

No início do encontro, no entanto, o atual primeiro-ministro Nuri Al Maliki e seu predecessor, Iyad Allawi, mantinham firmes suas posições divergentes.

O objetivo da reunião é “obter a presença no governo da Iraqiya”, partido de Iyad Allawi, afirmou à AFP o deputado Hassan Allawi. “Sua meta é convencer a Iraqiya a aceitar a presidência do Parlamento”.

O partido, que recebeu mais votos na eleição de 7 de março, conta com o apoio dos sunitas, que perderam o poder depois de quase um século com a queda do ditador Saddam Hussein, em 2003.

“É preciso criar rapidamente um governo que reflita os resultados das eleições, e temos que ser iguais nos direitos, deveres e (na partilha) de poder, sem que ninguém controle os demais”, estimou o ex-primeiro-ministro Iyad Allawi.

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/11/iraque-dirigentes-se-reunem-para-definir-acordo-de-partilha-de-poder.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br