6/12/2010 12:00 am

IRÃ RETOMA NEGOCIAÇÃO NUCLEAR COM SEIS POTÊNCIAS

IRÃ RETOMA NEGOCIAÇÃO NUCLEAR COM SEIS POTÊNCIAS

Reuters

Por Parisa Hafezi e David Brunnstrom

GENEBRA (Reuters) – Seis potências mundiais retomaram nesta segunda-feira as negociações com o Irã a respeito do programa nuclear do país, após mais de um ano de pausa.

Mas o governo iraniano, num sinal de que não pretende abrir mão de suas atividades, anunciou na véspera novos avanços no seu programa atômico.

Estados Unidos, Rússia, China, França, Grã-Bretanha e Alemanha participam das negociações com o Irã, que insiste no caráter pacífico do seu programa nuclear. Os EUA e seus aliados suspeitam que o país esteja tentando desenvolver armas atômicas, e a ONU já impôs várias sanções ao Irã por causa disso.

Há pouca expectativa de avanços concretos nas reuniões desta segunda e da terça-feira em Genebra. A eventual decisão de manter um novo encontro, provavelmente no começo de 2011, já seria encarada como um avanço, segundo diplomatas.

Uma fonte oficial da União Europeia disse que as seis potências esperam que o Irã esclareça dúvidas a respeito do seu programa nuclear. ‘As opções são claras para o Irã: pode enfrentar um crescente isolamento ou cooperar’, disse essa fonte, pedindo anonimato.

O Irã diz que a suspensão do seu programa de enriquecimento de urânio, parte importante das atividades nucleares do país, não estará em discussão.

(Reportagem adicional de Stephanie Nebehay)

 

FONTE: http://g1.globo.com/mundo/noticia/2010/12/ira-retoma-negociacao-nuclear-com-seis-potencias.html

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br