8/11/2010 12:00 am

IPHAN ACRESCENTA TRÊS NOVOS BENS A LISTA DE PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

IPHAN ACRESCENTA TRÊS NOVOS BENS A LISTA DE PATRIMÔNIO CULTURAL DO BRASIL

Reunido no Rio de Janeiro nesta sexta-feira (5), o Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) já aprovou cinco das seis propostas de proteção federal. Ainda falta ser votado o tombamento da paisagem natural de Santa Tereza, no Rio Grande do Sul.

As três mais recentes aprovações do conselho foram o Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro, no Amazonas, o Ritual Yaokwa do Povo Indígena Enawene Nawe, no Mato Grosso e o conjunto urbanístico e paisagístico da cidade de São Félix, na Bahia, que passam a integrar a lista de bens tombados como patrimônio cultural brasileiro.

Esta é a terceira reunião do conselho em 2010. O órgão avalia os processos de tombamento e registro, presidido pelo presidente do Iphan, Luiz Fernando de Almeida, e é formado por especialistas de diversas áreas, como cultura, turismo, arquitetura e arqueologia. Ao todo, são 22 conselheiros de instituições como Ministério do Turismo, Instituto dos Arquitetos do Brasil, Sociedade de Arqueologia Brasileira, Ministério da Educação, Sociedade Brasileira de Antropologia, Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) e sociedade civil.

Mais informações sobre os bens tombados estão disponíveis no site do Iphan.

Fonte: 
Iphan

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/05/iphan-acrescenta-tres-novos-bens-a-lista-de-patrimonio-cultural-do-brasil

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br