31/08/2010 12:00 am

IPEA LANÇA ÍNDICE DE EXPECTATIVA DAS FAMÍLIAS

IPEA LANÇA ÍNDICE DE EXPECTATIVA DAS FAMÍLIAS

Pesquisa domiciliar inédita do Ipea mostra o que as famílias brasileiras esperam da economia no futuro próximo

O Índice de Expectativas das Famílias (IEF) será divulgado nesta terça-feira, a partir das 10h, no Rio de Janeiro no auditório do Ipea – (Av. Presidente Antônio Carlos, 51 – 10º andar, Rio de Janeiro-RJ).

O indicador reflete a percepção das famílias sobre questões como sua condição financeira em comparação à de um passado recente e expectativas para um futuro de curto a médio prazo.

Por meio da aplicação de 3.772 questionários presenciais na residência dos entrevistados, são levantadas as expectativas das famílias das cinco regiões naturais do Brasil. O Índice relacionará a dinâmica e o crescimento econômico ao comportamento e às expectativas das famílias.  A pesquisa terá a identificação do mês e região do Brasil em que as famílias foram ouvidas.

O IEF aponta se as pessoas se sentem seguras na sua ocupação atual e se têm expectativas de alguma melhoria profissional no curto prazo. Entre os aspectos medidos, constará a confiança das famílias na economia nacional, o grau de endividamento delas e as expectativas sobre o mercado de trabalho. O índice capta ainda a expectativa sobre as condições de as famílias quitarem suas dívidas e contas atrasadas.

FONTE: http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=3139:ipea-lanca-indice-de-expectativa-das-familias-&catid=4:presidencia&Itemid=2

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br