15/12/2010 12:00 am

IPEA ANALISA COMPRAS DE MEDICAMENTOS PELO GOVERNO

IPEA ANALISA COMPRAS DE MEDICAMENTOS PELO GOVERNO

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) lança na próxima quinta-feira (16), o Comunicado Programas de Assistência Farmacêutica do Governo Federal: evolução recente das compras diretas de medicamentos e primeiras evidências de sua eficiência, 2005 a 2008. 

Para avaliar a evolução recente das compras de medicamentos do governo federal para seus programas de assistência farmacêutica, os pesquisadores consideraram a participação das compras federais de medicamentos no total do gasto federal com saúde, a participação das três esferas de governo no gasto com os programas de assistência farmacêutica, e as evidências de ganhos de eficiência dos gastos dessa natureza sobre a responsabilidade do Governo Federal no período de 2005 a 2008.

Para chegar ao total de gastos, foram usadas bases de dados de licitações, como o Sistema de Administração de Serviços Gerais (SIASG). Também foram incluídas as despesas dos estados, Distrito Federal e municípios, retiradas do Sistema de Informações sobre Orçamentos públicos em Saúde (Siops), já que o Ministério da Saúde também adquire medicamentos por meio de convênios firmados com laboratórios oficiais.

 

Fonte:
Ipea

 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/12/14/ipea-analisa-compras-de-medicamentos-pelo-governo

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br