8/04/2011 12:00 am

INTERMODAL: MINISTRO DOS PORTOS DESTACA INVESTIMENTOS NO ITAQUI

A construção do berço 108, do Porto do Itaqui, com o objetivo de expandir as operações com derivados de petróleo, foi um dos temas abordados pelo presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Luiz Carlos Fossati, e o ministro dos Portos, Leônidas Cristino. O encontro aconteceu, nesta quarta-feira (6), na maior feira de logística das Américas, a Intermodal 2011, que acontece até esta quinta-feira (7), em São Paulo.

O ministro quis saber, ainda, sobre o desempenho das operações no porto maranhense e ouviu da equipe técnica que a produtividade aumentou em 43,6% no primeiro trimestre deste ano, o que resultou na diminuição do tempo de espera dos navios para atracar e na consequente diminuição dos custos para o usuário do Porto do Itaqui.

Outros projetos de expansão e de modernização da infraestrutura portuária, como a conclusão do berço 100, a recuperação dos berços 101 e 102 (esta última já concluída) e o andamento do projeto do Terminal de Grãos do Maranhão (Tegram), também foram temas da conversa.

Em relação ao berço 108, que prevê operações com derivados de petróleo, ampliando ainda mais um dos principais produtos movimentados no Itaqui, o presidente da Emap disse que a empresa aguarda apenas um posicionamento do Governo Federal. “Estão sendo realizadas análises no orçamento e em breve teremos uma decisão”, afirmou Fossati, acrescentando que a expectativa é que a obra seja contemplada na segunda edição do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2).

O ministro também recebeu informações sobre a atualização do Plano de Desenvolvimento e Zoneamento (PDZ) do Itaqui. Entre outras questões, como previsão de carga para os próximos anos e da infraestrutura necessária para suportar a demanda gerada pelos investimentos que estão chegando ao estado, o PDZ irá definir novas áreas que poderão ser arrendadas dentro da poligonal do Porto do Itaqui e o crescimento previsível da infraestrutura.

Como ainda não conhece as instalações do Porto do Itaqui, o ministro reafirmou que tem interesse em vir ao Maranhão tão logo haja agenda com o Governo do Estado. Cristino visitou outros estandes de portos expositores na Intermodal South America.

Participam este ano da Intermodal, em parceria com o Itaqui, as operadoras portuárias NNSX, Brazil Marítima, Pedreiras Transportes, Juliana Transportes, COPI e Granel Química.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=15498

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br