16/07/2010 12:00 am

INQUÉRITO VAI APURAR VERACIDADE DE DADOS DO EIA-RIMA DO TERMINAL DA CARGILL EM SANTARÉM (PA)

INQUÉRITO VAI APURAR VERACIDADE DE DADOS DO EIA-RIMA DO TERMINAL DA CARGILL EM SANTARÉM (PA)

Promotores de Justiça e procuradores da República suspeitam da utilização de dados falsos

O Ministério Público do Estado do Pará (MP/PA) informou ao Ministério Público Federal (MPF/PA) ontem, 14 de julho, que vai determinar a abertura de inquérito policial para investigar a veracidade dos dados do estudo de impacto ambiental e relatório de impacto ambiental (EIA-Rima) do terminal de grãos da Cargill, em Santarém. Promotores de Justiça e procuradores da República que participaram ontem da audiência pública realizada no município para discutir o documento têm fortes suspeitas de que informações contidas nos estudos não são verdadeiras.


Caso confirmada a falsidade dos dados, o inquérito policial vai apurar as responsabilidades da Cargill e da empresa que realizou os estudos. Durante a audiência pública, integrantes do MPF e do MP/PA relataram a representantes da Secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) as irregularidades encontradas e agora aguardam um posicionamento da secretaria sobre o caso.

Para o MPF, se realmente houve manipulação dos dados não deve ser concedida qualquer licença ao projeto da Cargill. Procuradores da República que participaram da audiência pública em Santarém também anunciaram que consideram necessária a realização de novas audiências públicas sobre o tema.

Informe do Ministério Público Federal no Pará, publicado peloEcoDebate, 16/07/2010

FONTE: http://www.ecodebate.com.br/2010/07/16/inquerito-vai-apurar-veracidade-de-dados-do-eia-rima-do-terminal-da-cargill-em-santarem-pa/

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br