3/11/2010 12:00 am

INPE VAI DEFENDER LIVRE ACESSO A DADOS DE SATÉLITES NA CHINA

INPE VAI DEFENDER LIVRE ACESSO A DADOS DE SATÉLITES NA CHINA

O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) participa da Cúpula do Grupo de Observação da Terra (Geo, na sigla em inglês), entre esta quarta (3) e sexta-feira (5), em Pequim, na China. O Inpe vai defender a política global de livre acesso a dados de satélites. O Geo é uma organização intergovernamental que congrega 84 países, a Comissão Européia e, ainda, 56 organizações internacionais.

O Brasil apoia a distribuição gratuita dos dados de satélites, a chamada Data Democracy, e também o programa Capaccity Building, que está sendo implementado pelo Inpe. O Capaccity Building consiste não só em disponibilizar os dados, mas também em construir capacidade para recebê-los, interpretá-los, utilizá-los e levá-los com facilidade ao usuário final.

Nos três dias de evento na capital chinesa, haverá duas plenárias e uma reunião ministerial com representantes dos países membros do Geo, para avaliar o andamento do plano de implementação adotado na criação do grupo, em 2005, e definir as metas para o triênio 2011-2013. O objetivo é melhorar o acesso aos dados de observação da Terra e estudar suas aplicações, além de coordenar esforços para a fundação do Sistema Global de Sistemas de Observação da Terra (Geoss).

O uso de dados de satélites de observação da Terra é uma ferramenta importante para o desenvolvimento econômico sustentável e garante benefícios para a sociedade em nove áreas: agricultura, biodiversidade, clima, ecossistemas, energia, saúde, desastres naturais, recursos hídricos e clima.

 

Fonte:
Ministério da Ciência e Tecnologia

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/03/inpe-vai-defender-livre-acesso-a-dados-de-satelites-na-china

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br