18/10/2010 12:00 am

INOVAÇÃO MARCA O ENCERRAMENTO DO III FÓRUM DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DA UFMA

 

INOVAÇÃO MARCA O ENCERRAMENTO DO III FÓRUM DE PÓS-GRADUAÇÃO, PESQUISA E INOVAÇÃO DA UFMA

Palestras na área de Inovação destacam suas políticas em evento

A PPPG (Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação) da UFMA em seu último dia de evento apresentou palestras sobre as políticas de Inovação da Universidade e de transferência de tecnologia.

A primeira palestra com o tema “Apresentação da Política de Inovação e Tecnologia do DAPI”, esplanada pela Diretora do Departamento de Apoio à Pesquisa e Inovação (DAPI) da UFMA, Profa. Dra. Gilvanda Silva Nunes, referiu-se sobre a divulgação das Políticas de Inovação e Transferência de Tecnologia da Instituição, destacando que a “Inovação consiste na transformação de invenções em produtos de mercado, sendo necessário para tanto que os pesquisadores tenham consciência de que suas pesquisas devem ser patenteadas, para a segurança de seus inventos”.

No segundo momento da manhã, o Gerente de Relacionamento com Comunidades de C&T – Centro de Pesquisa da Petrobrás, Luís Cláudio Sousa Costa, fez a apresentação dos investimentos da Petrobrás na área de pesquisa e inovação, enfatizando que “A Petrobrás é uma empresa que investe em pesquisa e inovação, além de buscar parcerias com as principais IES”.

Durante a tarde foi apresentada a palestra “Passo a Passo para a Proteção Intelectual e Transferência de Tecnologia da UFMA” pela Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica (NIT), Profa. Dra. Maria da Glória Bandeira Ferreira, sobre o que os pesquisadores da Universidade devem fazer para patentear as suas invenções lembrando que, “Para se fazer uma patente deve-se procurar o NIT (Núcleo de Inovação) e responder ao questionário de patentes, objetivando o controle do conhecimento e a segurança da patente”.

Também foram apresentadas as palestras “Possibilidades de Iniciações Geográficas no Estado do Maranhão” pela acadêmica e integrante da Equipe DAPI/PPPG, Jaqueline Silva Nascimento; e “Gestão de Qualidade do Ar”, com o Engenheiro Ambiental e Representante do Meio Ambiente da Vale, Mário Goto, demonstrando como a inovação tecnológica é aplicada na empresa. “Atualmente as indústrias possuem grande desenvolvimento tecnológico e focamos em padrões de qualidade do ar entre outros elementos dando ênfase em avaliações visuais e monitoramento das fontes”, declarou.

Na solenidade de encerramento, o Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFMA, Prof. Fernando Carvalho Silva, avaliou a terceira edição do Fórum como positiva: “A Universidade está crescendo em todas as áreas, principalmente, na pós-graduação, pesquisa e inovação e, nesta terceira edição deste Fórum, pudemos visualizar o crescimento da Universidade nesse sentido. Pretendemos ano que vem, efetivar mais ações nessas áreas”.

Durante o encerramento, houve, ainda, a entrega do Prêmio UFMA Dissertações com representantes dos Programas de Pós-Graduação em Física, Engenharia Elétrica, Ciências da Saúde, Ciências Sociais e Políticas Públicas, tendo como objetivo estimular a qualidade da pós-graduação, reconhecendo os méritos e potenciais humanos desta Universidade.

Os premiados no UFMA Dissertações 2010 foram: Paulo Rogério Dias Pinheiro, orientado por Manoel Messias Ferreira Júnior (Física), André Pereira Nunes, orientado por Aristófanes Corrêa Silva (Menção Honrosa- Engenharia Elétrica), Wanderson Silva Pereira, orientado por Flávia Raquel Fernandes do Nascimento (Ciências da Saúde), Juciana de Oliveira Sampaio, orientado por Sandra Maria Nascimento Sousa (Ciências Sociais) e Gisélia Castro Silva, orientado por Ilse Gomes Silva (Menção Honrosa- Políticas Públicas).

Lugar: Campus do Bacanga/SLZ
Fonte: Marina Farias/PPPG/ASCOM

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9383

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br