18/11/2010 12:00 am

INICIATIVA DA ONU ELEVA COMBATE CONTRA O TRÁFICO DE DROGAS EM ÁFRICA

O Escritório da ONU contra Drogas e Crime, Unodc, afirma que segundo estimativas, entre 30 a 100 toneladas de cocaína transitaram pela África Ocidental em 2009.

Segundo o organismo da ONU, a recente apreensão de 2,2 toneladas de cocaína na Gâmbia chamam a atenção para a seriedade do problema de tráfico de droga que afecta a região.

Origem

O Unodc afirma que as drogas são originárias da América Latina e o seu destino final é a Europa.

A fim de combater o problema, o Unodc juntou forças com com a Organização Mundial de Alfândegas e a Interpol num projeto que vai melhorar a recolha e partilha de informações entre sete países da África Ocidental e o Brasil.

O projeto denominado Aircop pretende estabelecer canais seguros para comunicação e partilha de informações entre o Brasil, Cabo Verde, Cote d’Ivoire, Gana, Mali, Nigéria, Senegal e Togo, numa primeira fase. A Guiné-Conacri e Marrocos foram convidados a aderir a esta iniciativa.

Apreensões

O projeto conta ainda com financiamento da União Europeia e do Canadá. De acordo com os termos do projeto, seriam formadas forças de intervenção compostas por funcionários de várias agências os quais teriam como missão aumentarem o número e qualidade das apreensões.

Caberá ao Gabinete Regional do Unodc para a África Ocidental e Central coordenar a primeira fase do projeto que decorrerá durante 3 anos.

Segundo a organização, este projecto resulta do Plano de Acção Regional da Comunidade Económica da África Ocidental, Ecowas. Está previsto para breve o alargamento do projecto à América Latina e Caraíbas.

Rádio ONU

FONTE: http://noticias.sapo.mz/info/artigo/1106959.html