27/07/2010 12:00 am

ÍNDIOS PREPARAM REIVINDICAÇÕES PARA DEIXAR OCUPAÇÃO NO MT

ÍNDIOS PREPARAM REIVINDICAÇÕES PARA DEIXAR OCUPAÇÃO NO MT

Cinco trabalhadores que ainda eram mantidos reféns por um grupo de indígenas na Usina Hidrelétrica Dardanelos, em Aripuanã, no Mato Grosso, foram libertados na tarde desta segunda-feira (26). A informação é do grupo responsável pela obra, a Energética Águas de Pedra.

Em nota, a Energética Águas de Pedra (responsável pela obra) diz que, apesar da liberação dos funcionários, a ocupação permanece, “o que impede a continuidade dos trabalhos no Rio Aripuanã”. 

O comunicado diz que, em reunião com a construtora, a Fundação Nacional do Índio (Funai), a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), as lideranças indígenas anunciaram que vão preparar uma pauta de reivindicações para deixar o local. 

A ocupação começou na madrugada do último domingo (25), quando cerca de 300 índios tomaram o canteiro de obras da hidrelétrica e fizeram pelo menos 100 funcionários reféns.

De acordo com a Funai, os índios reivindicam ações de reparação porque a hidrelétrica está sendo construída em cima de um cemitério sagrado. 

A Águas da Pedra nega a existência do cemitério – baseada, segundo ela, em laudos arqueológicos –, diz que o impacto ambiental da hidrelétrica será baixo e que os índios não seriam atingidos diretamente pela obra, uma vez que a aldeia mais próxima está a 42 quilômetros de distância do local.

Com informações Agência Brasil

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=8&id_noticia=134014

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br