21/06/2012 12:00 am

Índios invadem canteiro de obras da usina de Belo Monte

Índios invadem canteiro de obras da usina de Belo Monte

AGUIRRE TALENTO
DE BELÉM

Um grupo de 80 índios invadiu, pela terceira vez em menos de uma semana, uma área das obras da hidrelétrica de Belo Monte, no oeste do Pará, de acordo com o Consórcio Construtor de Belo Monte.

Os índios entraram, por volta das 12h desta quinta-feira (21), em uma ensecadeira (espécie de barragem provisória feita de areia) do sítio de obras Pimental, um dos cinco canteiros da obra.

Havia apenas índios no grupo, segundo o consórcio, que informou desconhecer as reivindicações dos manifestantes. Eles devem passar a noite no local.

A Polícia Civil em Altamira (a 900 km de Belém) ainda não tem informações sobre a invasão.

OUTRAS INVASÕES

No sábado (16), índios e ativistas ambientais invadiram o escritório central do principal canteiro de obras da hidrelétrica e quebraram materiais de escritório, como computadores. A polícia abriu inquérito para identificar os responsáveis. Os suspeitos já estão sendo ouvidos.

Índios e ativistas ambientais já haviam invadido uma ensecadeira do sítio Belo Monte na sexta-feira (15), em ato contra a construção da usina.

A hidrelétrica é criticada por ambientalistas, que afirmam que ela prejudicará o modo de vida da população da região do rio Xingu. Quando concluída, será a terceira maior hidrelétrica do mundo.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1108559-indios-invadem-canteiro-de-obras-da-usina-de-belo-monte.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br