30/04/2012 12:00 am

Índios guajajaras vão interditar BR-226 em protesto contra violência

Índios guajajaras vão interditar BR-226 em protesto contra violência

Maria Pereira Guajajaras, de 52 anos, foi morta com um tiro, na última sexta-feira (27), na aldeia Coquinho II, na região centro-sul do Maranhão, a 40 km do município de Grajaú.

Gildean Farias

A indígena da tribo Guajajaras, Maria Pereira Guajajaras, de 52 anos, foi morta na última sexta-feira (27) em um crime com características de acerto de contas ou pistolagem. A vítima, que era cacique da reserva Canabrava, foi executada com um tiro, na aldeia Coquinho II, na região centro-sul do Maranhão, a 40 km do município de Grajaú.

De acordo com informações de um investigador da Polícia Civil de Grajaú, a cacique teria sido morta por dois homens que chegaram em uma motocicleta e dispararam um tiro fatal contra a mesma.

Ainda segundo o investigador, após o depoimento do esposo da cacique, Deoclides Gabriel Guajajaras, de 42 anos, no início da tarde desta segunda-feira (30), a polícia trabalha com duas linhas de investigação: acerto por tráfico de drogas ou por questão ambiental, referente a extração de madeira na região da aldeia indígena.

Para o líder indígena da tribo, Raimundo Guajajaras, o assassinato aconteceu em represália a uma manifestação realizada por parte da aldeia que pede mais segurança na rodovia BR-226. Essa parcela da aldeia defende o policiamento dentro da reserva.

Os indígenas da aldeia que Maria Pereira Guajajaras era cacique pretendem, na quinta-feira (3) pela manhã, bloquear o tráfego na rodovia, a fim de chamar a atenção das autoridades de segurança pública do Estado e do Governo Federal. 

A Delegacia Regional de Grajaú encaminhou as informações do depoimento do marido da vítima para a Superintendência de Polícia do Interior, em São Luís. De posse dessas informações, principalmente das características dos assassinos repassadas pelo índio, a polícia segue o trabalho agora no sentido de identificar os autores do crime. Para isso, será feito um retrato falado dos mesmos.

http://www.oimparcial.com.br/app/noticia/urbano/2012/04/30/interna_urbano,114564/indios-guajajaras-vao-interditar-br-226-em-protesto-contra-violencia.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br