13/12/2012 12:00 am

Índios debatem pauta no Congresso para próximo ano

Índios debatem pauta no Congresso para próximo ano

 

Cerca de 60 lideranças indígenas de diversos estados brasileiros estiveram em reunião, nesta quarta-feira (12), com deputados da Frente Parlamentar dos Povos Indígenas para debater pautas de interesse da população originária e estabelecer ações para o próximo ano. A população indígena quer ver aprovado o projeto do Estatuto dos Povos Indígenas e o que cria a Comissão Nacional de Política Indigenista (CNPI).

O movimento indígena também quer a rejeição do Projeto de Lei que pretende autorizar a mineração em terras indígenas abrindo o flanco para outras atividades econômicas por não índios.

 

Eles quarem ainda que a Câmara e o Senado rejeitem as Propostas de Emenda à Constituição (PEC), que traz para o Congresso Nacional a competência para a demarcação e a homologação das Terras Indígenas, Quilombolas e áreas de preservação. Existem duas PECs – uma na Câmara e outra no Senado – com o mesmo teor.

 

Os parlamentares reafirmaram o compromisso de agir no Congresso Nacional em defesa dos índios. Segundo eles, o crescimento dos poderes econômico e político do agronegócio está fragilizando a luta dos povos originários.

 

Estiveram na reunião o senador João Capiberipe (PSB-AP) e os deputados Janete Capiberipe (PSB-AP) Érika Kokai (PT-DF), Penna (PV-SP), Dionilso Marcon (PT-RS) e Chico Lopes (PCdoB-CE).

 

Da Redação em Brasília

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=201241&id_secao=8

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br