10/02/2011 12:00 am

INDÍGENAS LIBERAM ESTRADA DE FERRO CARAJÁS

INDÍGENAS LIBERAM ESTRADA DE FERRO CARAJÁS 

 

O Imparcial 

 

Os índios Guajajara liberaram a Estrada de Ferro Carajás por volta das 19h desta quarta-feira (09).

Índios Guajajara liberaram a Estrada de Ferro Carajás por volta das 19h de ontem, após mais de cinco de bloqueio no Km 289, entre os povoados de Mineirinho Auzilândia, no município de Alto Alegre de Pindaré. O motivo do protesto seria a reivindicação assistência médica aos moradores da aldeia de Massaranduba, na mesma cidade. Em nota, a Vale informou os indígenas fizeram seis empregados reféns, sendo que cinco deles continuavam retidos até o início da noite.


Os guajajara também queimaram dormentes. Conforme a nota, a interdição põe em risco a circulação do trem de passageiros, principal meio de transporte em algumas cidades do interior do Maranhão e Pará, além do transporte de combustíveis naquela região. 

A Vale afirmou ainda que nenhuma das reivindicações é direcionada à empresa e que está em dia com todas as cláusulas do acordo de cooperação firmado com a Funai em 2007, para apoio à aquela comunidade. A mineradora também anunciou que está acionando todos os meios legais para responsabilizar os invasores.


FONTE: http://www.oimparcialonline.com.br/noticias.php?id=72007

 

 

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br