18/11/2010 12:00 am

INDÍGENA DO AM VAI A BRASÍLIA SUGERIR MELHORIAS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE

INDÍGENA DO AM VAI A BRASÍLIA SUGERIR MELHORIAS EM EDUCAÇÃO E SAÚDE

MANAUS – A indígena Joabe Jokama, que vive na aldeia São João, próxima a Manaus, viajpu até Brasília para participar de um Congresso Nacional que vai sugerir a parlamentares emendas ao Projeto de Lei Orçamentária 2011. A partir desta quarta-feira (17), ela e um grupo de mais 13 jovens indígenas, de diversas partes da Amazônia, se encontrarão com deputados e senadores para discutir propostas voltadas às comunidades indígenas.

Joabe, de 28 anos, é professora e mostrou estar motivada com as aulas sobre o funcionamento do Estado e a elaboração de projetos. “Temos que conseguir nossa sobrevivência sem degradar a natureza”, disse. Entre os pedidos de Joabe para a área da educação está a construção de uma escola na aldeia onde vive. “Já temos uma, mas a estrutura física não é boa e o ensino vai só até a 4ª série. Também precisamos capacitar os professores”, comentou.

Outro projeto de Joabe é voltado para a área da saúde. Ela conta que o transporte da aldeia até os hospitais é precário. “Nós moramos em casas sobre rios e temos que ir para a cidade de canoa. A minha proposta é de que tenha uma lancha para nos levar”, sugere.

Na tribo Jokama vive cerca de 200 pessoas. (IP)

FONTE: http://portalamazonia.globo.com/pscript/noticias/noticias.php?idN=115188

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br