20/07/2010 12:00 am

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO MUNICIPAL: CINCO MUNICÍPIOS MARANHENSES APRESENTAM MELHORES ÍNDICES

A economia maranhense deve ter uma expansão este ano de 10%. Essa taxa de crescimento é um dos itens dos Indicadores de Conjuntura Econômica do Maranhão 1º Trimestre de 2010, publicação lançada, nesta quarta-feira (14), pelo secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Fábio Gondim, e pelo presidente do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), Fernando Barreto. Na oportunidade também foi lançada a publicação Índice de Desenvolvimento Municipal IDM 2008.

O estudo aponta, entre outros indicadores que vão permitir a economia do Maranhão crescer 10%, o incremento da produção agrícola que deve girar em torno de 13,4%, sendo 8,5% a expansão da área plantada e 4,5% a expansão da produtividade.

O volume de vendas do comércio maranhense apontou um crescimento de 2,9% em março deste ano, ampliando os bons resultados registrados no bimestre anterior, que foi de 13,7%.

“São com dados estatísticos, informações confiáveis e um trabalho com um nível de excelência que conseguimos ter uma visão realista do Maranhão e definir um planejamento estratégico ágil e eficiente para atingirmos os índices de desenvolvimento econômico que a população espera de seus governantes”, enfatizou o secretário de Planejamento, Fábio Gondim.

Gondim chamou a atenção para a qualidade do trabalho realizado pela equipe Imesc que reuniu, sistematizou e analisou informações sobre a realidade maranhense com uma gama significativa e abrangente de informações que vão dos indicadores da Safra Maranhense 2009/2010, demanda de energia, financiamento imobiliário, desempenho do comércio até as boas perspectivas relacionadas aos novos investimentos em andamento no Maranhão.

Para o presidente do Imesc, Fernando Barreto, essas informações são essenciais para subsidiar o planejamento das políticas públicas e garantir maior conhecimento da realidade de cada um dos 217 municípios maranhenses.

IDM – O Índice de Desenvolvimento Municipal (IDM) teve como referência trabalhos realizados em outros estados como Ceará, Bahia, Paraná e Rio Grande do Sul, mas adequando à realidade do Maranhão, além de incorporar indicadores ambientais, estudos não utilizados em outras unidades da federação, mas que foi incorporado ao estudo maranhense por sua importância e relevância para a sustentabilidade.

O IDM contempla espectros relevantes dos conceitos de Índices de Desenvolvimento Econômico e Social. A área econômica engloba os subgrupos Infraestrutura, Qualificação de Mão de Obra e Produtividade e Produção Municipal enquanto o setor Social constitui-se dos subgrupos Saúde, Educação, Ofertas de Serviços Básicos e Meio Ambiente.

São Luís, Imperatriz, Balsas, Estreito e Açailândia foram os cinco municípios que apresentaram melhor IDM e Marajá do Sena, Santa Filomena do Maranhão, São Roberto, Belágua e Newton Bello os que apresentaram os piores resultados.

Fonte: Secom/MA

FONTE: http://maranhaonews.com/estado/estado/54-estado/760-indice-de-desenvolvimento-municipal-cinco-municipios-maranhenses-apresentam-melhores-indices.html