19/11/2010 12:00 am

ÍNDIA ESTÁ SUBORDINADA AO IMPERIALISMO

ÍNDIA ESTÁ SUBORDINADA AO IMPERIALISMO

O Partido Comunista da Índia (marxista) considera que a visita de Barack Obama ao país agravou a crescente subordinação da Índia ao imperialismo norte-americano, em relação aos interesses econômicos e cooperação militar.

“No contexto de uma profunda recessão e desemprego, os EUA procuram desesperadamente aumentar as exportações e reduzir as importações”. No caso concreto, procuram fazê-lo “arrombando o mercado indiano”, como se comprova na agricultura onde a abertura à concorrência e ao domínio das multinacionais sobre a produção e comercialização de sementes acarretará consequências ruinosas para milhares de pequenos produtores locais, expressa o PCI (m).

“O caminho está ainda a ser pavimentado para a abertura dos setores financeiro e de educação superior a empresas norte-americanas”, acrescenta o partido.

Para os comunistas, o governo, em vez de dar prioridade ao combate à fome, à pobreza, às doenças, aceita a abordagem dos EUA congratulando-se apenas por Barack Obama reconhecer a Índia como uma potência mundial.

Já quanto à cooperação militar, a Índia, em troca do fornecimento de armas, fica enfeudada à política agressiva dos EUA e às suas inspeções, alienando sua soberania e a possibilidade de decisão independente sobre um grande número de matérias respeitantes a política externa.

“Não obstante o elogio exagerado por parte dos meios de comunicação social dominantes, os reais interesses do povo da Índia não são servidos por esta relação. O que é necessário é um relacionamento indo-americano baseado na igualdade e no interesse mútuo”, conclui o PCI(m).

Fonte: Jornal Avante!

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=141885&id_secao=9

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br