19/11/2010 12:00 am

INCRA ASSENTA 78 AGRICULTORES BRASILEIROS QUE TIVERAM QUE SAIR DA BOLÍVIA

INCRA ASSENTA 78 AGRICULTORES BRASILEIROS QUE TIVERAM QUE SAIR DA BOLÍVIA

A superintendência regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) no Acre anunciou que vai assentar até dezembro mais de 100 famílias de brasileiros que residiam na faixa de fronteira dentro da Bolívia. 

Desde que o governo boliviano iniciou uma ação de reforma agrária no país, uma das prioridades do país vizinho foi a desocupação das terras habitadas por grupos de agricultores acrianos. A maioria sobrevive, no país, da agricultura de subsistência.

No último fim de semana, o instituto concluiu a transferência de 58 famílias para o  assentamento Triunfo, no município de Plácido de Castro. Com a ação, sobe para 78 o total de famílias realocadas no Brasil. Outros grupos também foram para lotes nos assentamentos Porto Carlo e Santa Quitéria, em Brasiléia, Tupá em Xapuri, e Baixa Verde em Rio Branco.

Segundo o superintendente do Incra no estado, João Thaumaturgo Neto, o plano de ações para receber e assentar os brasileiros que viviam clandestinamente na faixa de fronteira boliviana prioriza a instalação em terras semelhantes às que eles tinham lá, como forma de manter o modo de vida e facilitar a adaptação.

As famílias de pequenos agricultores somam um total de 227 pessoas. Os lotes onde foram instaladas têm área de 10 hectares, casas de alvenaria, poço artesiano. Segundo o Incra, as famílias também receberão crédito apoio no valor de R$ 3,4 mil, e cestas básicas por três meses.

O processo de assentamento das famílias egressas da Bolívia é resultado de uma articulação conjunta entre Incra, Ministério das Relações Exteriores e Organização Internacional para as Migrações (OIM).


Fonte: 
Incra 

FONTE: http://www.brasil.gov.br/noticias/arquivos/2010/11/18/incra-assenta-78-agricultores-brasileiros-que-tiveram-que-sair-da-bolivia

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br