8/02/2012 12:00 am

Incerteza sobre a Grécia freia alta das Bolsas nos EUA

Incerteza sobre a Grécia freia alta das Bolsas nos EUA

DA REUTERS

O mercado de ações dos EUA fechou em leve alta nesta terça-feira mas, com resultados incertos nas discussões sobre um pacote de resgate para a dívida grega, é pouco provável que investidores façam grandes apostas nos próximos dias.

O índice Dow Jones, referência da bolsa de Nova York, avançou 0,26%, para 12.878 pontos. O índice Standard & Poor’s 500 teve valorização de 0,20%, para 1.347 pontos. O termômetro de tecnologia Nasdaq subiu 0,07%, para 2.904 pontos.

O S&P 500 já tem ganhos de quase 7% em 2012 animado por dados econômicos melhores do que o esperado, impulsionando empresas como a Microsoft para a sua maior alta do ano e a Apple a uma alta recorde.

Ainda assim, o mercado continua atento à zona do euro, aguardando qualquer sinal de avanço na resolução da crise de dívida soberana.

“Há uma disputa entre os fundamentos, que estão melhorando, e o risco geopolítico da Europa”, disse o estrategista de mercado do J.P. Morgan Funds, Andrew Goldberg, em Nova York.

“Nós ainda estamos aguardando a Grécia, mas ao mesmo tempo somos quase forçados a atentar aos dados, que melhoraram”.

O governo da Grécia está preparando um documento com uma lista de reformas dolorosas necessárias para fechar um novo pacote financeiro de resgate de US$ 130 bilhões, que tem importância crítica para que o país evite um calote caótico. Partidos políticos adiaram mais uma vez a decisão de aceitar ou não essas reformas nesta terça-feira.

Um calote de dívida grega levaria quase certamente a um aumento de problemas fiscais para membros mais fracos da zona do euro e poderia gerar grandes danos ao mercados de crédito. O impacto também poderia atrasar a recuperação econômica dos Estados Unidos.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1045457-incerteza-sobre-a-grecia-freia-alta-das-bolsas-nos-eua.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br