13/08/2010 12:00 am

IMPERATRIZ: UFMA SEDIA I ENCONTRO DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS DO SUL DO MARANHÃO

IMPERATRIZ: UFMA SEDIA I ENCONTRO DE RÁDIOS COMUNITÁRIAS DO SUL DO MARANHÃO

O evento é uma parceria entre a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias-Abraço/Seção MA e a Coordenação do Curso de Jornalismo

A contribuição das rádios comunitárias para o desenvolvimento regional e a democratização da comunicação são temas que vão nortear as ações do I Encontro de Rádios Comunitárias do Sul do Maranhão, que ocorrerá no Campus da UFMA Imperatriz durante o dia 19 de agosto. O evento, uma parceria entre a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias-Abraço/Seção MA e a Coordenação do Curso de Jornalismo, reunirá estudantes, professores, profissionais e interessados. 

No Sul do Maranhão há mais de 10 rádios comunitárias que colaboram para mobilizar a sociedade em torno de questões sociais, culturais e políticas, dessa forma contribuem para as transformações históricas. No entanto, o setor enfrenta desafios como a apropriação das rádios para fins eleitoreiros, o avanço das igrejas sobre as emissoras para captar fiéis e a falta de profissionais e recursos financeiros. 

“A reorganização das rádios comunitárias no Maranhão é um debate urgente e necessário sobre a democratização da Comunicação em nosso Estado e no Brasil”, afirma o jornalista e professor universitário Ed Wilson Araújo, integrante da comissão organizadora. 

A programação do I Encontro de Rádios Comunitárias do Sul do Maranhão terá início no dia 19 de agosto, às 8h, no auditório da UFMA. Haverá uma mesa-redonda sobre a situação das rádios comunitárias no Maranhão e as problemáticas da região sul do Estado. À tarde, ocorrerão as oficinas de Comunicação Comunitária; Formatos de Programas Radiofônicos; Gestão e Captação de Recursos e Locução. No final da tarde, acontecerá a Plenária para a eleição de delegados para o Congresso Estadual das Rádios Comunitárias do Maranhão. 

Mais informações sobre o evento podem ser obtidas pelo email jornalismo.ufmaitz@gmail.com ou pelo telefone (99) 3221-7625. As inscrições custam R$ 10,00 por emissora de rádio comunitária e R$ 5,00 para estudantes e interessados. 

Redação: Roseane Pinheiro/Ilustração: André Wallyson 

Revisão de texto: Carla Morais 

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=8895

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br