17/06/2010 12:00 am

IMPERATRIZ: UFMA REALIZA IV SEMINÁRIO LOCAL CONEXÕES DE SABERES E ESCOLA ABERTA

Evento reforça a importância do diálogo da universidade com comunidades populares

Imperatriz irá sediar pela primeira vez o Seminário Local Conexão de Saberes e Escola Aberta, em sua quarta edição, no período de 17 a 19 de junho nos auditórios da UFMA e da Associação Médica. As outras edições foram realizadas na capital, São Luís. O seminário contará com mesas-redondas, mini-cursos, apresentação de trabalhos e exposição fotográfica. O evento tem o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFMA.

O projeto Conexões de Saberes é uma iniciativa do Governo Federal por meio do Ministério da Educação, que busca oferecer a jovens universitários de origem popular a possibilidade de trocar experiências e produzir conhecimentos científicos dentro do seu bairro de origem. Para isso, os estudantes bolsistas recebem apoio financeiro e metodológico para estudar os impactos das políticas públicas desenvolvidas nesses espaços populares.

Na organização do evento estão os bolsistas de Imperatriz em conjunto com os bolsistas de São Luís. A coordenação local de Imperatriz é representada pelas professoras Emilene Leite de Sousa e Karla Bianca Freitas de Sousa, em parceria com a coordenação de São Luís, representada pela professora Maria Cristina Bunn, o professor Carlos André Dublant e a funcionária técnica-administrativa Fernanda Santos Pinheiro.

Para a professora Emilene Sousa, o seminário tem como objetivo dar visibilidade aos produtos do Conexões de Saberes da UFMA, além de garantir a socialização dos conexistas de São Luís e Imperatriz.

Além disso, o evento reforça a importância do diálogo com as comunidades populares por meio das experiências do grupo. “Este é um projeto de extensão universitária com caráter de ação afirmativa que atua em várias instituições federais do país, com grande número de bolsas para alunos oriundos das comunidades populares, garantindo a permanência desses alunos no ensino superior e construindo pontes entre a universidade pública e as comunidades populares através de importantes mediadores como a escola”, comenta.

O evento tem como público-alvo os alunos dos diversos cursos da UFMA e de outras instituições, além de contemplar os moradores do Bairro da Caema, onde o Projeto Conexões de Saberes de Imperatriz atua desde 2007. O Campus de Imperatriz concederá alojamento aos 45 bolsistas do Projeto Conexões de Saberes/Escola Aberta durante todo o seminário.

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=8524