19/11/2010 12:00 am

IMPERATRIZ: UFMA PARTICIPA DA X SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIÊNCIA NEGRA

IMPERATRIZ: UFMA PARTICIPA DA X SEMANA MUNICIPAL DE CONSCIÊNCIA NEGRA

O Centro de Cultura Negra – Negro Cosme, com o apoio da Prefeitura Municipal de Imperatriz e da UFMA, está realizando esta semana a X Semana Municipal de Consciência Negra. O evento tem também a colaboração de outras instituições públicas e particulares de ensino superior. 

O evento apresenta a temática “Resistência Sim! Para Fortalecer a Existência” e o objetivo é evidenciar a história de luta e resistência dos negros pela conquista dos direitos e buscar a valorização e o respeito pela cultura afro. A iniciativa defende o combate ao preconceito e a discriminação racial, visando fortalecer a existência e a identidade da cultura negra. 

Nesta quinta, 18 de novembro, durante todo o dia, o evento ocorre na Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, com a participação de alunos e professores da instituição e terá o tema “Dia ‘D’ da Consciência Negra na UFMA”. Acontecerão palestras, debates, apresentações de pesquisa, oficinas e atividades artístico-culturais, como a Dança Maculelê e um Sarau. 

A representante da comissão de organizadora, Profa. Dra. Herli de Sousa, ressalta a importância da semana tanto para os militantes de cultura negra quanto para a instituição. “O evento traz inúmeras reflexões que vão possibilitar a visibilidade do povo afro. Dentro da UFMA, esse movimento torna-se importante também pelo sistema de cotas do qual os alunos participam, além de fazer uma discussão sobre o tema na sociedade”, conclui a professora da Universidade Federal do Maranhão. 

Redação: Pollyana Galvão 
Edição: Profa. Roseane Pinheiro 
Revisão de texto: Carla Morais

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9636

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br