21/07/2010 12:00 am

IMPERATRIZ : PROJETO COMCULTURA OBTÉM RECURSOS PARA ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS CULTURAIS

IMPERATRIZ : PROJETO COMCULTURA OBTÉM RECURSOS PARA ESTUDOS SOBRE PRÁTICAS CULTURAIS

A proposta é estabelecer um diálogo entre a comunidade acadêmica e os produtores culturais da cidade

O projeto ComCultura – Comunicação e Cultura, atividade de extensão vinculada ao Curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo da Universidade Federal do Maranhão, Campus Imperatriz, foi contemplado com recursos através do edital ProExt 2010. O objetivo da iniciativa é fazer uma articulação entre comunicação e cultura, transformando a Universidade num espaço de fruição cultural, a partir de eventos artístico-científicos. 

O Programa de Extensão Universitária – ProExt é uma iniciativa do MEC que tem por objetivo apoiar as instituições públicas de ensino superior no desenvolvimento de programas ou projetos de extensão que contribuam para a implementação de políticas públicas. 

A proposta do ComCultura é promover as práticas culturais e estabelecer um diálogo entre seus atores e a comunidade acadêmica da UFMA em Imperatriz.“Nossa proposta é trazer produtores culturais de várias áreas para compartilharem suas experiências aqui no Campus, através de eventos, tudo produzido pelos próprios bolsistas do projeto e aberto à comunidade”, declara a coordenadora do projeto, professora Letícia Cardoso, do curso de Comunicação Social – Habilitação Jornalismo. 

Os recursos obtidos pela conquista do edital foram da ordem de R$ 46 mil e serão destinados às bolsas de extensão, à aquisição de equipamentos e material de consumo. “As ações do projeto serão baseadas em pesquisas sobre o campo cultural da região. Já desenvolvemos visitas a comunidades para conhecer a diversidade cultural local e pretendemos fazer um mapeamento cultural”, destaca a professora. 

Alunos de diferentes cursos da Universidade Federal do Maranhão, Campus II, e também membros de associações culturais têm se integrado a esta atividade de extensão multidisciplinar. O ComCultura conta com grupo de estudo e reuniões de trabalho semanais, ocasiões em que são discutidas e decididas as ações do projeto, visando compreender os processos culturais locais, compartilhar os conhecimentos através de leitura, produzir textos e fomentar políticas culturais na região. Dessa forma, viabiliza condições para o estudo e a valorização dos movimentos culturais existentes na cidade de Imperatriz. 

Revisão de texto: Carla Morais 

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=8757

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br