14/05/2012 12:00 am

Impasse na Grécia acentua queda das Bolsas europeias

Impasse na Grécia acentua queda das Bolsas europeias

DA REUTERS, EM LONDRES

As Bolsas de valores europeias caíram para o nível mais baixo em quatro meses, com o impasse político na Grécia e sinais de desaceleração econômica na China.

Operadores e investidores disseram que evitariam ações de companhias europeias por sentirem que o mercado pode cair ainda mais.

O índice FTSEUROFIRST 300, que reúne as principais Bolsas europeias, caiu até 2,1% para a mínima registrada durante o pregão, em 1.001,47 pontos –quase o valor mais baixo de 2012, de 1.001,30, atingido em 2 de janeiro.

Às 8h25 (horário de Brasília), o índice caía 2,02% com 1.001,86.

A Bolsa da França CAC-40 operava em queda de 2,3%, a DAX da Alemanha perdeu os ganhos de sessões anteriores e caía mais de 2,0%, enquanto o índice britânico FTSE 100 perdia 2,0%, abaixo da barreira técnica de 5.500 pontos.

“É muito mais difícil encontrar boas companhias na Europa em que queremos investir do que nos EUA ou Reino Unido”, afirmou o gerente do fundo Investment Management Will Kenney, cuja firma gerencia cerca de US$ 1,9 bilhão em ações globais.

O impasse para formar um novo governo grego aumentou a possibilidade de que o país não será capaz de cumprir as condições de seu plano de resgate financeiro com a União Europeia e o Fundo Monetário Internacional e pode sair da zona do euro. Os investidores também venderam ações espanholas diante das preocupações com os bancos do país.

A decisão da China no sábado de reduzir o valor que os bancos devem ter como reserva, normalmente visto como uma medida pró-crescimento, também acrescentou temores de que haja uma piora na perspectiva da economia global.

A crise econômica da zona do euro foi reforçada nesta segunda-feira com a divulgação da produção industrial no bloco econômico, com uma queda inesperada em março.

Às 8h30, a Bolsa de Milão registrava as maiores perdas dos pregões europeus, com um recuo de 3,13%. Índices de Paris, Londres, Frankfurt, Lisboa e Madri registravam perdas superiores a 2%.

http://www1.folha.uol.com.br/mercado/1089966-impasse-na-grecia-acentua-queda-das-bolsas-europeias.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br