29/03/2011 12:00 am

IMIGRANTES FOGEM DA LÍBIA E TUNÍSIA E DESEMBARCAM CLANDESTINAMENTE NA ITÁLIA

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Cerca de mil imigrantes, procedentes principalmente da Tunísia e da Líbia, chegaram na madrugada de hoje (29) à costa da Itália, nas regiões da Sicília e de Lampedusa. No grupo havia também imigrantes da Eritreia, da Somália e de outros países da África, mas todos informaram que tentavam escapar dos conflitos armados.

As informações são da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa. Segundo as autoridades, os imigrantes chegaram a bordo de várias embarcações. Em uma delas, um pesqueiro com cerca de 35 metros de comprimento, havia 500 pessoas. No barco estavam muitas mulheres e crianças, de acordo com os guardas policiais.

Uma das embarcações encalhou nas rochas perto da costa. Mais 450 imigrantes chegaram em três embarcações à Lampedusa – a pequena ilha italiana onde já desembarcaram aproximadamente 20 mil clandestinos, principalmente tunisianos.

Na Tunísia, os conflitos mais intensos foram encerrados no começo deste ano com a saída do então presidente Zine El Abidine Ben Ali, acusado de corrupção e violação de direitos humanos, mas o clima de apreensão ainda permanece.

Na Líbia, as tensões aumentam diariamente. Desde fevereiro, manifestantes enfrentam as forças leais ao governo de Muammar Khadafi. A crise se agravou com os ataques das forças de coalizão – lideradas pelos Estados Unidos, a França e Grã-Bretanha – ao país.

Edição: Graça Adjuto

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2011-03-29/imigrantes-fogem-da-libia-e-tunisia-e-desembarcam-clandestinamente-na-italia

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br