13/05/2010 12:00 am

III ENCONTRO MARANHENSE DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO

Pesquisadores locais e de outros estados participam do evento
Iniciou nesta terça, 11, o III Encontro Maranhense de História da Educação, que acontece no campus do Bacanga da UFMA. O evento, promovido pelo Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras (NEDHEL) e o Programa de Pós-graduação em Educação da UFMA, possibilita a divulgação dos estudos realizados por pesquisadores de instituições públicas e privadas do Maranhão e de outros estados da federação.

Com o tema “A Institucionalização da Educação Primária: percursos e desvios”, a semana promove o intercâmbio entre palestrantes e conferencistas. A professora Miranda Jorge Warde, da Universidade Estadual Paulista (UNESP-Araraquara), pesquisadora renomada no campo da História da Educação, ministrará a conferência de abertura com o tema “Circulação e Enredamento de Culturas: notas para uma história descomparada da educação”.

Ainda na semana haverá o lançamento do livro “Leituras, Impressos e Cultura Escolar”. Ele contém todas as conferências, mesas-redondas e trabalhos apresentados na edição que ocorreu em maio de 2009. Uma das propostas do NEDHEL é a cada ano lançar um livro contendo os trabalhos apresentados no evento anterior.

No mesmo dia haverá o lançamento do site do NEDHEL, onde estará disponível toda a documentação dos presidentes de Província e dos governadores do Estado do Maranhão desde 1835 até 1930. De igual modo, no site o visitante terá acesso a um livro lançado no ano passado que contém todas as leis que regulamentaram as instituições públicas do Maranhão Império.

O coordenador do NEDHEL, César Castro, fala um pouco da importância da iniciativa do Núcleo de disponibilizar a documentação não só para a comunidade acadêmica, mas sim tornando-a pública. “Assim, nós acreditamos que o NEDHEL, ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMA e ao curso de Biblioteconomia, tem atingido seus objetivos, não só em pesquisas, mas também disponibilizando a documentação para a sociedade brasileira em geral e aos interessados da área”, comemora.

Perfil do coordenador geral do evento
Cesár Castro possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Maranhão (1988), mestrado em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1993) e doutorado e pós-doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (1998). Atualmente é professor associado II da Universidade Federal do Maranhão, atuando no mestrado em educação e no Departamento de Biblioteconomia. É coordenador do Núcleo de Estudos e Documentação em História da Educação e Práticas Leitoras – NEDHEL. Desenvolve pesquisas na área da história da educação, da leitura e das bibliotecas com privilégio ao século XIX.

Lugar: Campus Bacanga/SLZ
Fonte: Luna Gandra/Ascom/UFMA