18/10/2011 12:00 am

II Encontro de CA´s e DA´s da UFMA reúne líderes Estudantis

As atividades tiveram como objetivo o debate entre as entidades estudantis

Durante os dias 14 e 16 de outubro o Diretório Central dos Estudantes ’17 de Setembro’ promoveu o II Encontro de CA´s e DA´s da UFMA que ocorreu na Associação dos Servidores da UFMA. As atividades tiveram como objetivo o debate entre as entidades estudantis. No total, participaram mais de 40 Centros e Diretórios Acadêmicos, sendo que todos os campi foram representados: São Luís, Bacabal, Chapadinha, Grajaú, Pinheiro, Imperatriz, São Bernardo e Codó. 

Na sexta-feira, além do credenciamento, houve a abertura, a qual foi ministrada pelo Coordenador Geral do DCE/UFMA, Gustavo Santos. Em seguida houve um momento de integração entre os líderes estudantis de todos os campi. 

No sábado ocorreram os minicursos de legalização jurídica e contábil das Entidades Estudantis que foram ministrados por Anderson Lindoso (Diretor do CA do curso de Direito) e Silvino Abreu (Diretor do CA do curso de Ciências Contábeis). À tarde, houve um debate a cerca da meia-cultural. A Mesa foi conduzida pela Secretária de Arte e Cultura do DCE, Lilian Brito. 

Logo após ocorreram Grupos de Discussões que abordaram os temas: Ensino, Pesquisa e Extensão e Movimento Estudantil da área da Saúde. Os GD´s foram ministrados por Rosyanne Almeida, Secretária de Estratégia Política do DCE e por Jéssica Mendes, Coordenadora Geral do Centro Acadêmico de Medicina Antônio Rafael da UFMA – CAMAR. 

No sábado ainda ocorreram apresentações culturais de grupos musicais e 
folclóricos de estudantes da UFMA, oferecendo assim oportunidade para que os universitários ganhem visibilidade. Os grupos que se apresentaram foram a banda Baré de Casco, Cacuriá Letrado e o cantor Totty. 

No último dia do Encontro ocorreram competições esportivas de campo e piscina. Na parte da tarde, ocorreu o Conselho de Entidades de Bases. A Mesa foi presidida pelo Secretário de Comunicação do DCE, Diego Emir, Secretariada por Marcelo Oliveira e Relatada por Diogo Diniz, acadêmico do curso de Direito. O CEB definiu o Regimento do próximo Congresso de Estudantes da UFMA – CEUFMA – que acontece nos próximos dias 11, 12 e 13 de novembro. 

Ao final do evento ficou o saldo positivo, como comentado pelo aluno Genilson Santos de São Bernardo: “foi muito válido o evento, é a primeira vez que uma Gestão do DCE prestigia os alunos que estudam na UFMA fora da capital maranhense”. 

Revisão de texto: Késia Andrade

 

FONTE:http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=11494

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br