22/11/2010 12:00 am

IDOSOS UNITI E DO PAI PARTICIPAM DE CAMINHADA NA LITORÂNEA

IDOSOS UNITI E DO PAI PARTICIPAM DE CAMINHADA NA LITORÂNEA

Cerca de 100 idosos do projeto Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti) e do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI) participaram, no sábado (20), na Avenida Litorânea, de uma caminhada, que marcou o encerramento das oficinas de atividades físicas desenvolvidas em 2010.

Para o professor da Uniti, Francinê Diniz, a Caminhada da Terceira Idade é um momento de integração e conscientização de que os idosos são capazes de desenvolver atividades físicas, prática que eleva a auto-estima e melhora o estado de saúde “E eles ainda podem aplicar os exercícios no dia-a-dia”, sugere.

Francisco Manoel da Silva, 66 anos, aluno da Uniti, disse que as atividades físicas realizadas durante o ano foram importantes para despertar outras habilidades e talentos. “A Uniti, através de seus professores, descobriu nossos talentos e restaurou nossa dignidade”, enfatizou.

A aluna Rita de Cássia Araujo, 60 anos, contou que quando chegou ao projeto sofria vários problemas de saúde e não praticava atividade física. Ela relatou que conseguiu superar todas as dificuldades e atualmente esta fazendo diversos exercícios entre eles, a dança.

A caminhada contou com o acompanhamento de diversos profissionais da saúde, que atuam no projeto. Alem do passeio pela orla, os idosos praticaram aulas de Tai Chi Chuan e encerraram ação com um café da manha. 

O que é a Uniti        

Criado em 1995, o projeto Universidade Integrada da Terceira Idade (Uniti) é resultado da parceria entre Governo do Estado, por intermédio da Secretaria de Administração e Previdência Social (Seaps), Universidade Federal do Maranhão (Ufma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e Serviço Social do Comercio (Sesc).

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=12878

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br