14/12/2010 12:00 am

IBAMA CONCEDE LICENÇA PARA TELES PIRES E DUAS USINAS NO RIO PARNAÍBA

IBAMA CONCEDE LICENÇA PARA TELES PIRES E DUAS USINAS NO RIO PARNAÍBA

Luana Lourenço

Repórter de Agência Brasil

Brasília – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) concedeu hoje (13) licenças prévias para as usinas hidrelétricas de Teles Pires, Estreito e Cachoeira, que serão leiloadas na próxima sexta-feira (17) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). 

A Usina Hidrelétrica Teles Pires, que será construída no rio de mesmo nome, na divisa de Mato Grosso com o Pará, entre os municípios de Paranaíta e Jacareacanga, é a maior do pacote de usinas que irão a leilão esta semana. Ela terá 1.820 megawatts (MW) de potência instalada. 

A construção da hidrelétrica tem sido questionada pelo Ministério Público Federal no Pará, que entrou com ação civil contra o licenciamento ambiental isolado da usina, que será parte de um complexo de seis hidrelétricas no mesmo rio. 

A Hidrelétrica de Estreito terá potência instalada de 56 MW e será instalada na Foz do Rio Canindé, um dos afluentes do Rio Parnaíba, entre as cidades de Amarante (PI) e Jacareacanga (MA). Também no Médio Parnaíba, a Usina de Cachoeira poderá gerará 63 MW de energia. 

Além das autorizações para as usinas, o presidente do Ibama, Abelardo Bayma, também assinou as licenças prévias para as linhas de transmissão associadas às hidrelétricas. Mais duas usinas que estavam previstas para o leilão ficarão de fora do certame por falta de licença ambiental: Ribeiro Gonçalves, no Rio Parnaíba (PI) e Sinop, no Rio Teles Pires (MT).

 

 

Edição: Aécio Amado

 

FONTE: http://agenciabrasil.ebc.com.br/ultimasnoticias;jsessionid=329E054367A87C26096A0658B8EA0C0A?p_p_id=56&p_p_lifecycle=0&p_p_state=maximized&p_p_mode=view&p_p_col_id=column-1&p_p_col_count=1&_56_groupId=19523&_56_articleId=1120868

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br