28/10/2010 12:00 am

I FÓRUM DE SAÚDE DOS ESTUDANTES DA UFMA

I FÓRUM DE SAÚDE DOS ESTUDANTES DA UFMA PRETENDE REUNIR PROFISSIONAIS E ESTUDANTES DO CAMPUS UNIVERS

O evento será realizado nos dias 12,13 e 14 de novembro. Garanta já sua vaga com o Diretório Acadêmico do seu curso!

Os Centros Acadêmicos de Nutrição, Medicina, Enfermagem e os Diretórios de Odontologia e de Farmácia juntamente com os estudantes de Educação Física promovem entre os dias 12 e 14 de novembro deste ano o “I Fórum de Saúde dos Estudantes da UFMA” com o apoio da Universidade Federal do Maranhão e do Hospital Universitário. 

O tema do Fórum “Sociedade, Educação e Saúde: O Primeiro Passo no Movimento em Saúde” propõe que se discuta a saúde no contexto sócio-econômico e ambiental além dos desafios que estão colocados diante dos trabalhadores e estudantes da área de saúde. 

Podem se inscrever para participar do evento estudantes, professores da área de saúde e biológicas. A taxa de inscrição tanto para docentes quanto para discentes é de R$10,00. 

Segundo Déllio Willians, organizador do fórum, ela deve ser realizada junto a um dos estudantes dos diretórios acadêmicos envolvidos até o dia 11 de novembro. Para o evento, estão destinadas 400 vagas a serem preenchidas. Cada participante terá direito a um certificado com 30 horas, porém, só receberão aqueles que obtiverem no mínimo 75% de presença. 

De acordo com a comissão organizadora, um dos objetivos específicos do fórum é realizar debates sobre as temáticas propostas, como a Reforma Sanitária, o Sistema único de Saúde (SUS), e democratizar o compromisso com a melhor qualidade de vida e de saúde das pessoas. Propõe-se também que seja um dispositivo de abordagem crítica na formação de profissionais de saúde por intermédio, inclusive, de oficinas, cartilhas, exposições e cinema de bolso. 

Para as discussões, são propostos 16 grupos temáticos. São eles: Humanização da Saúde, Políticas Integrativas do SUS, Regulamentação das profissões, Ato Médico, Saúde do Trabalhador, Patente, Farmácia Popular, Saúde Bucal e Políticas de Estado no Maranhão, Fundações Estatais de Direito Privado na Saúde, Reforma Universitária, Controle Social e Direito à Saúde, Saúde da mulher e Legalização do Aborto, Vigilância em Saúde, Opressões, Movimentos Populares em Saúde e Trabalho Transdisciplinar e Multiprofissional. 

O local para a realização do evento ainda está indefinido, mas você pode acessar mais informações pelo site 
http://forumsaudeufma.webnode.com.br . Há também como entrar em contato com os membros dos Diretórios Acadêmicos pelo e-mail: forundesaude@yahoo.com.br 

Revisão de texto: Késia Andrade 

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=9490

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br