19/05/2010 12:00 am

HUUFMA LANÇA ESTAÇÃO BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE

Será inaugurado nesta quarta-feira,19, a Estação Biblioteca Virtual em Saúde (Estação BVS) no Hospital Universitário da UFMA A inauguração será às 13h no auditório do 4º andar da Unidade Presidente Dutra. A Estação BVS será uma grande conquista para o Maranhão, por adquirir mais um espaço de acesso a informação em saúde.Ela é a terceira no estado, juntamente com as já existentes nas Secretarias de Saúde do Estado e do Municipio.

Esta Estação BVS é uma iniciativa do Hospital Universitárioda UFMA, em parceria com o Ministério da Saúde e a Organização Pan-americana da Saúde, por meio do Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde (BIREME/OPAS/OMS).

Na Estação BVS os usuários têm acesso facilitado a milhões de documentos técnico-científicos gerados por instituições do Sistema Único de Saúde e acadêmicas disponíveis na BVS. A Estação BVS destina-se a gestores, pesquisadores, estudantes,profissionais em saúde e sociedade em geral. A Estação BVS é um componente da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS),que dissemina a produção editorial do Ministério da Saúde e fomenta o debate, a interação, a pesquisa e a promoção da saúde. A Rede BiblioSUS possui mais de 1.565 centros cooperantes (unidades interligadas).

A solenidade de inauguração contará com a presença do Reitor da Universidade Federal do Maranhão, Profº Drº Natalino Salgado Filho, do Diretor- geral do HU, Profº Drº Vinicius José da Silva Nina, da Diretora da Divisão de Biblioteca, Telma Santana Amaral, de representantes do Ministério da Saúde, do Centro Latino-Americano e doCaribe de Informação em Ciências da Saúde – BIREME/OPAS/OMS entre outros convidados.

Após a instalação da Estação haverá capacitação sobre como pesquisar nas fontes de informação disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS). Os participantes aprenderão como fazer uma pergunta de pesquisa e localizar a melhor informação disponível na BVS para respondê-la e também como acessar os documentos. O curso é essencialmente prático, com ênfase na metodologia de busca e análise crítica da informação baseada em evidências e exercícios de fixação. Destaque para a BVS Saúde Pública Brasil, BVS Ministério da Saúde e BVS Brasil

A Estação BVS destina-se a gestores, pesquisadores,estudantes, profissionais em saúde e sociedade em geral. Ela será uma grande conquista para o Maranhão, por adquirir mais um espaço de acesso a informação em saúde.

Na BVS Saúde Pública Brasil o usuário pode acessar informação científica e técnica em Saúde Pública como legislação estadual e municipal, modelos de ação, notícias e promoção de participação da comunidade.

Na BVS Ministério da Saúde, o usuário encontra dicas em saúde, datas importantes e legislação vigente, além de políticas, programas e ações do ministério e diretórios de siglas e termos utilizados na gestão federal do SUS, por meio do Projeto de Terminologia da Saúde.

A BVS Brasil tem o objetivo de reunir todas as iniciativas brasileiras de desenvolvimento da BVS e integrar as redes de fontes de informação em saúde.

FONTE: http://www.ufma.br/noticias/noticias.php?cod=8269