15/02/2011 12:00 am

HEMOMAR ESPERA AUMENTAR EM 20% NO ESTOQUE DE SANGUE

HEMOMAR ESPERA AUMENTAR EM 20% NO ESTOQUE DE SANGUE

A Supervisão de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar), órgão da Secretaria de Estado de Saúde (SES), planeja aumentar em pelo menos 20% o estoque de sangue neste período de pré-carnaval. Com este objetivo foi aberta nesta segunda-feira (14), e será encerrada no início do próximo mês, a campanha de incentivo à doação de sangue, que tem como tema “Neste Carnaval de bem com a vida, salve vidas. Doe sangue!”. A média diária atual é de 140 doações.

“A ideia é mobilizar as pessoas para que façam este ato de amor neste período que antecede o Carnaval, quando geralmente ocorre significativa diminuição do número de doadores e aumento da demanda de transfusões sanguíneas nos hospitais”, explica a assistente social da Hemomar, Maria do Socorro Ferreira de Oliveira.

Doar sangue

Os interessados em fazer doações de sangue podem procurar a sede da Hemomar está situa na Rua 5 de Janeiro. A unidade móvel da instituição estará fazendo coleta no sábado (19) na 1ª Igreja Batista (Cidade Operária); dia 23, no Tribunal de Justiça Federal; dia 24, na Praça Deodoro; e dia 26, na Igreja Adventista da Cohab/Anil.

Maria do Socorro Ferreira de Oliveira reitera que a doação de sangue é um ato voluntário, de solidariedade, que salva vidas. “É seguro e quem doa uma vez não é obrigado a doar sempre”.

José Armando da Costa, 45 anos, maitre de restaurante, é doador desde 1993. “A cada dois meses venho fazer doação de sangue porque sei que há muitas pessoas precisando nos leitos de hospitais. Doar é um ato de amor”, disse ele.

Roberth Fleury Lima Araújo, 30 anos, técnico em radiologia, fez doação pela primeira vez. Ele está com um familiar precisando de sangue. “A partir de agora vou doar com mais freqüência porque estou conscientizado da importância”, declarou. Uma pessoa tem em média cerca de cinco mil litros de sangue, sendo coletado na doação apenas 450 ml de sangue.

Requisitos

Para doar é preciso apresentar documento oficial, com foto, expedido por órgão público; estar bem de saúde; ter entre 18 e 65 anos de idade; pesar acima de 50 kg; dormir bem nas últimas 24 horas; não estar em jejum; não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes da doação; não ter se exposto a situações de risco para aquisição de doenças transmissíveis pelo sangue, como permanência em prisões, uso de drogas injetáveis e vida sexual promíscua.

 

FONTE: http://www.jornalpequeno.com.br/2011/2/14/hemomar-espera-aumentar-em-20-no-estoque-de-sangue-146173.htm

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br