29/11/2010 12:00 am

HAITI ESTABELECE REGRAS RIGOROSAS PARA ELEIÇÃO

HAITI ESTABELECE REGRAS RIGOROSAS PARA ELEIÇÃO

A partir de hoje entram em vigor no Haiti uma série de disposições para garantir transparência e evitar atos violentos durante as eleições gerais e legislativas do próximo domingo.

As medidas adotadas pela Polícia Nacional Haitiana se aplicarão desde as oito da noite deste sábado (27). Algumas das proibições se manterão até segunda-feira (29) e outras serão extensivas até a manhã da próxima quarta-feira (1º de dezembro).

A partir desta noite fica vetada a circulação de veículos em um perímetro de 150 metros dos centros de votação e a circulação de motocicletas na capital (Porto Príncipe).

Até a manhã da segunda-feira permanecerão fechados os clubes noturnos e não podem ser vendidas bebidas alcoólicas, bem como contêineres com gasolina.

Estabeleceu-se um veto ao uso de armas de fogo, que estará vigente até quarta-feira.

Domingo, dia 28, estão chamados a votar cerca de 4,7 milhões de haitianos, que deverão eleger um presidente desta nação caribenha, 11 senadores e 99 deputados à Assembléia.

Os centros de votação abrirão às seis da manhã e fecharão às quatro da tarde. Só permanecerão em funções aqueles onde fiquem pessoas na fila para sufragar na hora do fechamento.

O Conselho Eleitoral Provisório assegurou em um comunicado que dispõe dos recursos técnicos para detectar qualquer infração e verificar a autenticidade dos cartões de identificação.

De acordo com o documento, servidores públicos do organismo e membros da força da ordem pública atuarão contra potenciais falsificadores nos casos de flagrante delito.

Mas vários dos 18 candidatos à presidência manifestaram preocupação com os resultados dessas eleições, entre eles Michel Martinelly, que denuncia uma fraude em larga escala e considera que as eleições não traduzirão a vontade popular.

Fonte: Prensa Latina

FONTE: http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=142469&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br