29/10/2010 12:00 am

GUARDAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE CURSO DE ARMAMENTO E TIRO EM SÃO LUÍS

GUARDAS MUNICIPAIS PARTICIPAM DE CURSO DE ARMAMENTO E TIRO EM SÃO LUÍS

Guardas municipais estão participando, desde o último dia 18, do curso de armamento e tiro, ministrado por agentes das polícias Civil, Militar e Federal, na sede do Clube de Atiradores do Maranhão (Clam). O treinamento foi solicitado pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc).

 

O curso tem como objetivo disciplinar os procedimentos operacionais da Guarda Municipal de São Luís, adotando normas e critérios regulamentares, assim como princípios, capacitando, atualizando e avaliando os integrantes da corporação quanto ao uso de armas letais.

 

De acordo com a coordenadora de Ensino e Capacitação da Semusc, Ana Bernardete Oliveira Costa, o curso está acontecendo diariamente, das 8h às 18h, e os participantes foram selecionados por meio de testes psicológicos, realizados por membros da Polícia Federal.

 

“A nossa intenção é capacitar 100% da corporação, uma vez que esse curso vai ser dividido em três etapas. Cada turma conta com 20 participantes e, até o fim do ano, 60 guardas municipais receberão a capacitação”, enfatizou a coordenadora.

 

OrientaçãoResponsável pelos conteúdos teóricos e práticos, o major da Polícia Militar do Maranhão, José Jessé Costa, disse que é imprescindível que os alunos apreendam o domínio, bem como o conhecimento e o controle do armamento, seguindo a orientação padrão que a Polícia Federal vem adotando para as guardas municipais em nível nacional.

 

“O objetivo principal é o uso das armas de fogo, já que as guardas municipais passaram, por força de lei, a poder exercer o poder de polícia, como segmento armado que vai atuar em defesa da sociedade, fazendo um trabalho de polícia ostensiva”, reiterou o major.

 

O curso foi precedido de aulas teóricas e, além do conhecimento dos armamentos, de noções de classificação de armamento e balística. A capacitação orienta também para o uso progressivo da força e dá noções sobre a legislação do Brasil pertinente à arma de fogo, aplicada à questão das guardas municipais no país.

FONTE: http://www.saoluis.ma.gov.br/frmNoticiaDetalhe.aspx?id_noticia=2638

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br