27/04/2012 12:00 am

Grito da Terra: Contag entrega reivindicações à Presidente Dilma

Grito da Terra: Contag entrega reivindicações à Presidente Dilma

 

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) entregou, nesta sexta-feira (27), à presidenta Dilma Roussef, a pauta de reivindicações do Grito da Terra Brasil 2012. O documento, intitulado “Agenda por um desenvolvimento rural sustentável e solidário”, contempla 80 propostas para fortalecimento do desenvolvimento dos povos do campo e da floresta.

O encontro, no gabinete da Presidente, reuniu a diretoria da Contag e representantes das 27 federações do país. Eles falaram a presidente sobre a preocupação com a situação do campo que, apesar dos avanços dos últimos anos, ainda exige uma reforma agrária ampla e massiva e a valorização da agricultura familiar.

 

As negociações da pauta nos ministérios acontecem de 21 a 28 de maio, prazo limite para o governo responder aos rurais. No dia 30 de maio acontece a grande mobilização nacional, em Brasília, com a presença de milhares de trabalhadores rurais de todo o país.

 

Pontos centrais

 

Os pontos centrais da pauta do Grito da Terra são sobre desenvolvimento rural com distribuição de renda e riqueza e o enfrentamento às desigualdades (reforma agrária ampla e de qualidade e garantia dos direitos territoriais, sustentabilidade econômica social e ambiental, com garantia de produção de alimentos saudáveis, combate à desigualdade de gênero e geração e fortalecimento do Ministério do Desenvolvimento Agrário).

 

A pauta inclui ainda reivindicações de garantia e ampliação dos direitos sociais e culturais com qualidade de vida no campo e nas florestas, participação e controle democrático e organização sindical, orçamento público e pautas regionais (políticas regionais de desenvolvimento e sustentabilidade para a Amazônia e semiárido).

 

De Brasília

Com informações da Contag

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=181873&id_secao=8

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br