11/06/2010 12:00 am

GREVISTAS DA USP MANDAM "RECADO" A REITOR

GREVISTAS DA USP MANDAM “RECADO” A REITOR
Em São Paulo

O sindicato que representa os servidores da USP (Universidade de São Paulo) divulgou nesta quinta-feira (10) uma carta ao reitor da instituição, João Grandino Rodas, recorrendo a veículos de comunicação por “não ter conhecimento do local onde encontrá-lo”.

No documento, os trabalhadores pedem o pagamento imediato dos dias que foram descontados de cerca de 1.000 funcionários, a reabertura de negociações pela volta da isonomia salarial e o estabelecimento de um protocolo de negociação da pauta específica.

Audiência pública discute greve em universidades de SP; USP permanece ocupada
Os grevistas, que estão parados desde 5 de março, ocuparam na terça-feira (8) a reitoria da universidade. No dia 25 de março, os sindicalistas já haviam fechado a entrada do prédio, impedindo a entrada dos funcionários que não aderiram ao movimento.

De acordo com a assessoria de imprensa da USP, o reitor e os funcionários da reitoria que não estão em greve estão trabalhando em diversos prédios do campus, “sem lugar específico”. Perguntada sobre a carta do Sintusp (Sindicato dos Trabalhadores da USP), a assessoria declarou que ainda não tinha resposta ao documento.

Veja mais imagens da ocupação da reitoria da USP
USP diz que funcionários que invadiram reitoria “vandalizaram” instalações
Funcionários e estudantes decidem manter invasão da reitoria da USP
Inicialmente, eram reivindicados aumento salarial de 16% mais R$ 200; após negociações, o Cruesp (Conselho de Reitores das Universidades Estaduais Paulistas) deu reajuste de 6,57%. A categoria, no entanto, pede mais 6% –o mesmo reajuste dado exclusivamente aos docentes das instituições no início do ano, além da negociação posterior da pauta específica.

Veja o comunicado na íntegra:

“Magnífico Reitor da USP

Prof. Dr. João Grandino Rodas

Sem ter conhecimento do local onde encontra-lo, o Comando de Greve dos Trabalhadores da USP, recorre aos veículos de comunicação e à internet, para reiterar publicamente a proposta de realizarmos uma nova reunião da Comissão de Representantes dos Trabalhadores em greve, com a reitoria da USP.
Nossos objetivos são:
01) Assegurar o pagamento imediato dos dias descontados dos salários de aproximadamente 1000 (um mil) trabalhadores (as), que se encontram em greve;
02) A imediata abertura de negociações entre o CRUESP e o Fórum das Seis, visando o restabelecimento da isonomia entre funcionários e professores da USP, UNESP e UNICAMP, conforme o acordo firmado entre o próprio CRUESP e o Fórum das Seis, em 1991 e a busca de acordos e torno dos demais itens da pauta unificada.
03) Estabelecer um protocolo para a negociação dos itens da pauta especifica.
E para que não restem duvidas a respeito de quem quer ou não negociar, este Comando de Greve propõe a realização dessa e das próximas reuniões em local aberto, para que a comunidade universitária, a imprensa e principalmente a população, possam ver e ouvir. Nada temos a ocultar de quem paga não só os nossos salários, mas também o salário a aposentadoria, a verba de representação e as diárias do Magnífico Reitor.

Sendo só para o momento, aguardamos vosso retorno.

São Paulo, 10 de Junho de 2010.

Ass. Comando de Greve dos Funcionários da USP.”

Às 16h20, a reitoria da USP informou, via nota, que “mantém-se aberta ao diálogo e à negociação, tendo como base os termos da proposta de acordo tornado público eletrônicamente no dia 2 do corrente mês, por meio da Comissão que vinha negociando com esse sindicato

FONTE: http://educacao.uol.com.br/ultnot/2010/06/10/grevistas-da-usp-mandam-recado-a-reitor.jhtm