5/07/2012 12:00 am

Greve impede circulação de jornais na França

Greve impede circulação de jornais na França

 

Uma boa parte dos jornais franceses deixaram de circular nesta quinta-feira (5) devido a uma greve convocada pela Federação de Trabalhadores das Indústrias do Livro, do Papel e da Comunicação em protesto contra as demissões.

 

Os operários recusam os planos de fusão entre o grupo da imprensa regional francesa Hersant com o belga Rossel, o que – denunciaram – causaria cortes de despesas e de empregos.

 

O chamado a uma jornada sem jornais afetou a edição de periódicos nacionais como Le Fígaro, Le Parisien e Liberacion, porém é possível consultar suas páginas na internet.

 

A nível regional, sete dos 34 títulos deixaram de sair e muitos outros viram reduzida sua tiragem por causa da greve.

 

Depois de denunciar supressões de postos de trabalho em vários meios, entre eles France Soir, Le Fígaro, Les Echos e La Tribune, o sindicato exige uma moratória nas demissões e a intervenção do governo frente à crise do setor.

 

“Muito próximo da cúpula social, nós apresentamos nossas reivindicações a um patronato que se estima todo poderoso e a um governo que demora em utilizar os poderes públicos para solucionar a crise”, assinalou o sindicato, que pertence à Confederação Geral do Trabalho.

 

Fonte: Prensa Latina

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=187767&id_secao=9

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br