18/06/2012 12:00 am

Grécia deve ter novo governo até terça, dizem socialistas

Grécia deve ter novo governo até terça, dizem socialistas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O líder da legenda de esquerda Pasok, Evangelos Venizelos, disse que uma nova coalizão governamental deve estar concluída até amanhã, após se reunir com a legenda conservadora Nova Democracia, a mais votada nas eleições de domingo.

“O país precisa de um governo rápido e as negociações devem ser concluídas até amanhã”, disse Venizelos a repórteres, na saída de um encontro com o líder da Nova Democracia, Antonis Samaras.

Embora não tenha confirmado a adesão do Pasok, Venizelos se mostrou favorável a embarcar no governo de coalizão liderado pelos conservadores e lamentou a declaração do Syriza (esquerda radical), que mais cedo recusou a oferta de Samaras.

A legenda Nova Democracia conseguiu um desempenho das urnas bastante superior ao pleito de maio, obtendo cerca de 30% dos votos para preencher as 300 cadeiras do Parlamento helênico.

O Syriza, partido da esquerda radical, recebeu cerca de 27% dos votos, enquanto o Pasok, pouco menos de 13%.

Tanto o Nova Democracia quanto o Pasok tem uma posição mais favorável ao pacote de socorro financeiro da UE (União Europeia) e do FMI, que implica em severas exigências para controlar o rombo das contas públicas e tem forte oposição popular.

Já o Syriza ganhou expressão política justamente se opondo a essas medidas de austeridade preconizadas pela UE.

O Nova Democracia, como partido mais votado nas eleições deste final de semana, recebeu a incumbência de formar um novo governo, que receba o apoio da maioria do novo parlamento.

Caso o ND não tenha sucesso nessa empreitada política num prazo de três dias, a lei grega prevê que o Syriza (o segundo mais votado) faça sua própria tentativa de formar uma coalizão governamental.

http://www1.folha.uol.com.br/mundo/1106392-grecia-deve-ter-novo-governo-ate-terca-dizem-socialistas.shtml

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br