4/02/2011 12:00 am

GOVERNO VAI QUALIFICAR INTERNOS DO SISTEMA PENAL NO MARANHÃO

GOVERNO VAI QUALIFICAR INTERNOS DO SISTEMA PENAL NO MARANHÃO

Internos do sistema penal do Maranhão deverão participar de cursos de qualificação profissional gratuitos, oferecidos pelo Governo do Estado. A ação é parte de uma parceria que começa a ser firmada entre as secretarias do Trabalho e da Justiça e Administração Penitenciária, que estudam meios de implantação de projetos de ressocialização por meio da profissionalização e encaminhamento para o mercado de trabalho.

O tema foi discutido nesta quarta-feira (2), durante reunião entre o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, e o secretário-adjunto de Justiça, Frei Ribamar Cardoso, acompanhados de equipes técnicas.

De acordo com a supervisora de Qualificação Profissional da Secretaria de Trabalho, Joelene Araújo, existe uma tradição em oferecer cursos para a Penitenciária de Pedrinhas que remonta a 1999, durante mandato de Roseana Sarney. “Já foram realizados cursos de marcenaria, de mecânica de motos, de confecção de vassouras, espanadores e de bombeiro hidráulico”, relembra.

A parceria estuda implantar alternativas de qualificação para familiares de apenados, por meio de planos setoriais de qualificação, que possam beneficiar inclusive apenados dos regimes aberto e semi-aberto.

Segundo José Antônio Heluy, a ação intersetorial é necessária e urgente. “Os apenados são cidadãos impedidos do seu direito de ir e vir, mas que precisam dar continuidade às suas vidas e a melhor maneira de fazer isso dignamente é qualificando e encaminhando para o trabalho”, ponderou.

Frei Ribamar Cardoso explicou que um dos pilares da nova administração penitenciária é a humanização. “O trabalho é quem dá dignidade e promoção humana”, enfatizou.

Cerca de mil apenados na condição de regime semi-aberto estão aptos a participar dos cursos e a equipe de acompanhamento do projeto começa a estudar a progressão do benefício para internos do regime fechado.

 

FONTE: http://www.ma.gov.br/agencia/noticia.php?Id=14090

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br