GOVERNO VAI QUALIFICAR INTERNOS DO SISTEMA PENAL NO MARANHÃO
Internos do sistema penal do Maranhão deverão participar de cursos de qualificação profissional gratuitos, oferecidos pelo Governo do Estado. A ação é parte de uma parceria que começa a ser firmada entre as secretarias do Trabalho e da Justiça e Administração Penitenciária, que estudam meios de implantação de projetos de ressocialização por meio da profissionalização e encaminhamento para o mercado de trabalho.
O tema foi discutido nesta quarta-feira (2), durante reunião entre o secretário de Trabalho, José Antônio Heluy, e o secretário-adjunto de Justiça, Frei Ribamar Cardoso, acompanhados de equipes técnicas.
De acordo com a supervisora de Qualificação Profissional da Secretaria de Trabalho, Joelene Araújo, existe uma tradição em oferecer cursos para a Penitenciária de Pedrinhas que remonta a 1999, durante mandato de Roseana Sarney. “Já foram realizados cursos de marcenaria, de mecânica de motos, de confecção de vassouras, espanadores e de bombeiro hidráulico”, relembra.
A parceria estuda implantar alternativas de qualificação para familiares de apenados, por meio de planos setoriais de qualificação, que possam beneficiar inclusive apenados dos regimes aberto e semi-aberto.
Segundo José Antônio Heluy, a ação intersetorial é necessária e urgente. “Os apenados são cidadãos impedidos do seu direito de ir e vir, mas que precisam dar continuidade às suas vidas e a melhor maneira de fazer isso dignamente é qualificando e encaminhando para o trabalho”, ponderou.
Frei Ribamar Cardoso explicou que um dos pilares da nova administração penitenciária é a humanização. “O trabalho é quem dá dignidade e promoção humana”, enfatizou.
Cerca de mil apenados na condição de regime semi-aberto estão aptos a participar dos cursos e a equipe de acompanhamento do projeto começa a estudar a progressão do benefício para internos do regime fechado.