19/12/2011 12:00 am

Governo peruano inicia diálogo com mineiros que entraram em greve

Governo peruano inicia diálogo com mineiros que entraram em greve

 

Um diálogo entre o governo e dirigentes e autoridades da região de Cajamarca, no Peru, começa nesta segunda-feira (19) em meio a expectativas, em torno do projeto de exploração de ouro nesse território.

 

A representação governamental estará a cargo do premiê Oscar Valdés, seguido pelos novos titulares de Energia e Minas, Jorge Merino, e Ambiente, Manuel Polegar-Vidal.

 

Valdés confirmou no domingo (18) à noite que o tema central do diálogo sobre o projeto Conga, de capitais estadunidense e peruanos, será a seleção da entidade que fará uma investigação do questionado estudo de impacto ambiental do projeto aurífero.

 

Adiantou que a investigação será de responsabilidade de uma entidade internacional séria e imparcial e negou que o governo pretenda que seja o Banco Mundial, rejeitado por ter interesses no tema, ao ter financiado parte de Conga.

 

A investigação deverá garantir que Cajamarca tenha claro que o projeto Conga não afetará nem a água para a agricultura, nem suas condições de vida, disse no domingo (18) à noite o premiê.

 

Valdés assumiu o cargo no último dia 11 em uma ampla recomposição do gabinete determinada, segundo diversas análises, pela crise social em Cajamarca, palco desde 24 de novembro passado por uma greve na qual o Governo impôs o estado de emergência em 5 de dezembro último.

 

A administração levantou no sábado (17) o estado de emergência estabelecido em quatro províncias cajamarquinas. O fim da medida era reclamada pelas organizações sociais como condição para dialogar.

 

O governo exigia por sua vez o fim da greve, o que deu ocorreu devido ao faro de que as atividades haviam normalizado e imperava a tranquilidade na zona.

 

Fonte: Prensa Latina

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_noticia=171402&id_secao=7

CONTATOS

facebook.com/observatorio

(98) 99999-9999

observatoriopoliticaspublicaslutasociais@yahoo.com.br